Segundo Encontro da Comissão de Acolhimento das Mulheres da PGE-CE destaca o Agosto Lilás e o Combate à Violência contra a Mulher

30 de agosto de 2024 - 11:29 # # # # # #

Ascom PGE - Texto

No último dia 29 de agosto, a Procuradoria-Geral do Estado do Ceará (PGE-CE) foi palco de importante evento promovido pela Comissão de Acolhimento das Mulheres da PGE em celebração ao Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e combate à violência contra as mulheres. O segundo encontro da Comissão reuniu profissionais, especialistas e colaboradoras da instituição para debater temas fundamentais relacionados ao enfrentamento à violência e a autonomia econômica das mulheres.

 

Reflexão e conscientização

A programação do dia teve início com a palestra intitulada “Construção de Políticas Públicas no Combate à Violência contra as Mulheres”, que contou com a participação de importantes mediadoras e palestrantes. Lia Almino Gondim, procuradora do Estado e chefe da Procuradoria da Administração Indireta, abriu a sessão destacando o compromisso da PGE-CE na luta contra a violência de gênero. “Organizamos este evento hoje para chamar a atenção para a questão do enfrentamento à violência contra a mulher. A Comissão vem desenvolvendo um trabalho contínuo na PGE por meio de rodas de conversa. Já debatemos com diversos setores, como o pessoal da limpeza, a Procadin, e a Prodat, sempre buscando conscientizar sobre as diferentes formas de violência e assédio, que não se limitam à violência física, mas incluem também violência moral e assédio no ambiente de trabalho. Este evento foi planejado com muito cuidado e dedicação”, destacou Gondim, ressaltando também a celebração dos dois anos de atuação da comissão e os 18 anos da Lei Maria da Penha.

A palestra contou ainda com a presença de Emanuela Silva, procuradora do Estado e atuante no Núcleo de Responsabilidade Civil do Estado, além de Eliene Bezerra, advogada e assessora da Secretaria das Mulheres do Estado do Ceará, que trouxe uma perspectiva prática sobre as ações governamentais no combate à violência contra a mulher. “A gente vem realizando um trabalho muito efetivo, ampliando a rede de proteção às mulheres. É muito importante esse tipo de evento trazendo para as instituições a necessidade de mobilizar, de falar e ampliar realmente esse debate, esse alcance do combate à violência contra a mulher,” enfatizou Eliene.

Autonomia econômica e empreendedorismo

No período da tarde, as atenções se voltaram para o empreendedorismo feminino com a roda de conversa “Soluções para Mulheres Empreendedoras”, mediada por Mariana Lima, procuradora do Estado do Ceará, e Francinilda Brilhante, colaboradora da PGE-CE. A coordenadora do Programa Sebrae Delas, Cintia Paula, compartilhou experiências sobre como o empreendedorismo pode ser uma poderosa ferramenta de autonomia econômica para as mulheres. “O empreendedorismo pode fortalecer e dar autonomia para as mulheres, sendo até um novo percurso.  Eu acredito que essa iniciativa é muito bacana daqui da instituição, da PGE, da comissão especificamente, porque ele consegue trazer esse novo olhar,” afirmou Cintia.

O segundo encontro da Comissão de Acolhimento das Mulheres da PGE-CE reforçou o compromisso da instituição com a promoção da igualdade de gênero e o combate à violência contra as mulheres. Por meio de debates, palestras e rodas de conversa, a PGE-CE continua a fomentar um ambiente de acolhimento e respeito, buscando não apenas conscientizar, mas também inspirar ações concretas para a transformação social.

Com essa programação diversificada, o evento do Agosto Lilás na PGE-CE demonstra a importância da união de forças na luta por um mundo mais justo e seguro para todas as mulheres, reafirmando que o combate à violência de gênero é uma responsabilidade de todos e todas.