Com foco em dados e IA, Sefaz-CE promove 1ª edição do TechTalk
16 de outubro de 2024 - 09:34 #dados #IA #SEFAZ #TechTalk
Carolina Mesquita - Ascom Sefaz - Texto
Layla Galvão - Sefaz - Fotos
Os servidores e colaboradores da área de Tecnologia da Informação (TI) da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) participaram nesta quinta-feira (11) da 1ª edição do TechTalk, com o tema “Inovando com Dados e IA”.
O secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna (Secex-PGI), Guilherme França, ressaltou em sua fala de abertura a importância do segmento e das equipes trocarem conhecimento a fim de se manterem atualizadas.
“Todo evento da TI tem um significado especial, porque mexe com algo de extrema importância, que são todos os sistemas que gerem a casa. A Secretaria da Fazenda sem TI, sem sistema, teria uma grande dificuldade em exercer suas políticas públicas, principalmente na área da arrecadação”, pontuou.
O coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic), Thiago Barcelos, revelou que o evento já vinha sendo pensado há algum tempo, com o objetivo de falar sobre tecnologia focando nos principais desafios a curto e médio prazo.
“Quisemos trazer alguns convidados externos, professores e colegas nossos, para que a gente pudesse ter um evento interessante e que agregasse valor. Acho que o objetivo foi atingido e esse foi só o primeiro”, comemorou.
Discussões
O primeiro painel do evento foi conduzido pelo arquiteto de soluções da Red Hat – empresa parceira da Sefaz-CE -, Farid Ahmad. A explanação teve como tema “Arquitetura orientada a eventos”. O especialista destacou a importância da inovação para a secretaria, tendo em vista que os processos afetam diretamente o dia a dia de pessoas físicas e jurídicas.
“A Sefaz-CE é uma parceira nossa, temos diversas iniciativas, produtos e soluções que rodam dentro do ambiente, mas queremos ir além e falar de possibilidades que podem contribuir”, afirmou. Ahmad ainda elencou alguns dos entraves principais que são enfrentados no processo de inovação: volume de dados, automação, conformidade, sistemas legados, cibersegurança, burocracia e orçamento.
A servidora Inês Vale falou sobre Governança e Democratização de Dados. A fazendária evidenciou a falta de clareza a respeito dos temas e as dificuldades que isso acarreta ao dia a dia.
Em seguida, Vale mediou o primeiro debate do evento, que contou com a participação do docente da Universidade Federal do Ceará, José Maria Monteiro, do orientador da Célula de Governança e Inteligência de Dados (Cegid), Luciano Tecchio, e do orientador da Célula de Estudos Econômicos Tributários (Ceese), Cleverton Ventura.
Também contribuiu durante o momento o Head do Centro de Operações de Segurança (SOC, na sigla em inglês) da NTSec Nordeste, Marco Correia. O especialista explanou sobre “SOC – Sua evolução até a IA”. O especialista evidenciou um breve histórico da evolução da cibersegurança e as principais soluções, chegando ao momento atual, na qual a Inteligência Artificial já está sendo aplicada.
Na sequência, o titular da Secretaria de Finanças (Sefin) de São Gonçalo do Amarante, Tales Matos, deu continuidade ao tema da IA, ressaltando as possibilidades que a ferramenta traz, como simplificações e desburocratização da rotina fazendária.
O secretário ainda mediou o segundo debate do dia, que contou com a participação do líder do projeto IBS Ceará, Auler Sousa, do orientador da Célula de Sistemas de Informação (Cesinf), Aguimar Mendonça, do analista de sistemas da Cesinf, Pedro Leonardo, e do coordenador da Coordenadoria de Análise Avançada de Dados (Coaad), Marcelo Pereira.