Fazendários participam de exposição sobre o bicentenário da Confederação do Equador

5 de novembro de 2024 - 14:45 # # #

Vanessa Alves - Ascom Sefaz - Texto
Marcus Paulo - Sintaf - Fotos

Exposição conta com obras que fazem referência ao legado de Bárbara de Alencar

Na tarde desta segunda-feira (04/11), servidores e colaboradores da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) se reuniram na Praça dos Fazendários, na sede principal do Fisco estadual, para conhecer a exposição “Duzentos anos da Confederação do Equador: um tributo a Bárbara de Alencar”.

Participando do momento, o secretário da Fazenda, Fabrízio Gomes, abordou o caráter republicano e democrático do Brasil, além de ressaltar a força e o protagonismo da mulher nordestina, materializados na figura de Bárbara de Alencar. “Seguiremos trabalhando para que este espaço [Praça dos Fazendários] seja cada vez mais de integração, com exposições, música e poesia, sendo realmente um espaço de convivência para os fazendários”, complementou o titular da pasta.

Outro espaço da Sefaz mencionado na ocasião foi o Centro de Memória da Fazenda (CM). A supervisora do Núcleo de Cidadania Fiscal (Nucif), Clarissa Barroso, traçou um paralelo entre o fato de a exposição tratar do papel do Nordeste na Confederação do Equador e o CM narrar a história cearense. Conforme Clarissa Barroso, “o Centro de Memória se propõe não só a contar a história do Fisco, mas também a história do Ceará”.

A exposição conta com 22 obras de autoria do Coletivo Calçada.20, representados na apresentação pelo arquiteto e artista plástico Albio Sales, que explicou a importância de cada participante fazer a própria interpretação dos quadros expostos. Além dele, outros artistas do Coletivo marcaram presença na exposição. A iniciativa é da Fundação Sintaf, com o apoio do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), e está instalada na Sefaz, por meio do Centro de Memória, de 23 de outubro a 08 de novembro.

O diretor-geral da Fundação Sintaf, Liduíno de Brito, esteve presente no momento e comentou sobre os próximos passos da programação comemorativa do bicentenário do movimento revolucionário. Já o diretor de Cidadania, Inclusão Social e Cultura da Fundação Sintaf, Luiz Carlos Diógenes, falou sobre a trajetória e a importância em âmbito nacional de Bárbara de Alencar, enquanto o diretor de Organização do Sintaf, Carlos Brasil, mencionou o histórico da Confederação do Equador.

Exposição “Duzentos anos da Confederação do Equador: um tributo a Bárbara de Alencar” na Sefaz-CE

Em cartaz na Praça dos Fazendários – sede I da Sefaz
Entrada pelo Centro de Memória da Fazenda, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, com último acesso às 16h
Endereço: Av. Alberto Nepomuceno, 2 – Centro, Fortaleza
Entrada gratuita