Postos Fiscais da Sefaz-CE comemoram centenário com homenagens e lançamento de livro
12 de novembro de 2024 - 11:54 #Centenário #homenagens #Postos fiscais #SEFAZ
Hannah Freitas - Ascom Sefaz - texto
Hiane Braun/Casa Civil e Marcus Paulo/Sintaf - fotos
Momento deu continuidade à programação de ações e reuniu cerca de 60 pessoas no auditório do Fisco
“Uma atividade com muito significado”. Foi assim que o titular do Fisco Estadual, Fabrízio Gomes, definiu o trabalho dos servidores e colaboradores da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) que atuam nos Postos Fiscais do Estado durante a solenidade comemorativa aos 100 anos dessas unidades fazendárias. “É uma atividade desafiadora, mas que traz muita integração para quem participa”, enfatizou Gomes, durante a fala de abertura do evento, realizado na tarde da última sexta-feira (8/11).
À frente da secretaria executiva da Receita, as boas-vindas foram continuadas por Liana Machado, que abordou os aperfeiçoamentos pelos quais o Trânsito de Mercadorias passou nos últimos anos, e as mudanças pelas quais ainda passará, dentre elas, o novo sistema tributário brasileiro. “Eu tenho convicção de que o Posto Fiscal vai ter um papel importante nessa reforma tributária, porque o destino é que vai determinar para onde vai o imposto”, destacou.
100 anos de história
A programação iniciou com a leitura do poema “100 Anos de Trânsito”, de autoria do servidor Rhoberwall Rodrigues e declamado pelo também servidor Everardo Brasil. Na sequência, houve o lançamento do livro “100 Anos de Postos Fiscais no Ceará”, de autoria do fazendário Cicinato Ferreira Neto, fruto da parceria com o Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf).
A obra compartilha diversas fases dessas unidades, os desafios das equipes plantonistas e os avanços tecnológicos. “Hoje nós temos ferramentas revolucionárias: temos o Sitram (Sistema de Controle do Trânsito de Mercadorias), o CAF-T (Sistema de Controle de Ação Fiscal de Mercadorias em Trânsito). Temos muitas inovações inimagináveis há décadas”, ressaltou o historiador.
Exposição virtual e homenagens
“A finalidade do Centro de Memória da Fazenda é registrar e não deixar cair no esquecimento a história da Sefaz”, disse a gestora do CM, Clarissa Barroso, ao iniciar a apresentação sobre o desenvolvimento da exposição virtual “100 Anos de Postos Fiscais da Sefaz Ceará”, disponível neste link. A mostra, hospedada no site do equipamento cultural, perpassa diferentes períodos dos Postos Fiscais e ressalta a importância dessas unidades para a arrecadação cearense. “Peço que todos olhem para esses cem anos não apenas como uma data, mas como uma jornada de progresso”, acrescentou.
Conduzida pela servidora Ana Virgínia Gurgel, a série de homenagens foi dedicada, primeiramente, ao grupo de mulheres pioneiras que atuaram nos Postos Fiscais na década de 1990.
Em seguida, Susely Martins, coordenadora de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito e primeira mulher a assumir esse cargo, discursou e abordou o impacto da categoria para o Estado do Ceará. “Nós do Trânsito ganhamos a nossa importância mostrando esse poder de contribuir com a arrecadação (…) principalmente no combate à sonegação.”
O segundo momento de homenagens foi dedicado à entrega de placas ao servidor aposentado Francisco Paixão Bezerra Cordeiro, primeiro diretor da Divisão de Planejamento e Controle de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito (Diplanfit) e também ex-diretor do Departamento de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito (Defit); a Pedro Junior Nunes da Silva, que atuou em diversos postos fiscais e foi coordenador de Administração Tributária por 17 anos; à servidora Márcia Cristiane Grangeiro de Carvalho, que trabalhou como plantonista nos postos fiscais de Batateira, Campos Sales e Tianguá e atualmente está em Aracati; além da colaboradora Gláucia Uinajara D’Oliveira Paiva, que possui 30 anos de serviço prestado à Sefaz-CE.
Solenidade
A comemoração contou ainda com uma apresentação do Coral dos Fazendários, sob a regência da maestrina Aparecida Silvino. A realização é da Coordenadoria de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito, com apoio do Centro de Memória da Fazenda, Assessoria de Comunicação e Coordenadoria de Gestão de Pessoas, por meio da Célula de Desenvolvimento de Pessoas.
As entidades fazendárias também colaboraram com este evento, sendo elas: Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais do Ceará (Aafec), Associação dos Auditores Fiscais da Administração Fazendária do Estado do Ceará (Auditece), Caixa de Assistência dos Servidores Fazendários Estaduais (Cafaz), Fundação Sintaf, Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf) e União dos Funcionários Fazendários Estaduais do Ceará (Uffec).