Plantão Fiscal da Sefaz-CE realiza mais de 140 mil atendimentos em 2024
17 de janeiro de 2025 - 11:32 #atendimento #SEFAZ #serviço
Ascom Sefaz - Texto e Foto
Após inovação das tecnologias de atendimento, demandas pelo serviço aumentaram, mas busca por canais não-digitais também tiveram alta em 2024
O Plantão Fiscal da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) realizou mais de 140 mil atendimentos à população no ano de 2024. Funcionando como uma central de contato (call center), o meio serve para contribuintes tirarem dúvidas sobre assuntos tributários, além de solicitarem informações sobre serviços prestados pela instituição fazendária. Os canais de acesso incluem o telefone, o correio eletrônico (e-mail), o chat virtual ou o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).
O meio mais utilizado pelos usuários do Plantão Fiscal foi a telefonia, com 120 mil registros (85,85%) e uma média mensal de mais de 10 mil ligações. Dentre os temas mais buscados, estão o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o cadastro de contribuintes, documentos fiscais eletrônicos, Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e sistemas eletrônicos.
A dinâmica do Plantão Fiscal ganhou um novo incremento após a Sefaz-CE implantar, em 2023, o projeto Atendimento Ágil, que utiliza inteligência artificial para atender ao contribuinte. Conversando com a máquina via chat, é possível também solicitar o direcionamento para o atendimento humano, que é feito pela equipe do Plantão Fiscal. Segundo o supervisor da unidade, Wildys Oliveira, entre o biênio 2023 e 2024, as demandas tiveram um crescimento de 11,8 mil (+9,2%).
Ainda conforme o supervisor, o serviço consegue ser acessível ao contemplar um perfil amplo de usuários, inclusive pessoas não familiarizadas com as novas tecnologias. “A demanda continua em alta. O desafio do Plantão é qualificar ainda mais as respostas e os atendimentos. Neste contexto, o Plantão Fiscal oferece um serviço flexível, pois alcança todos os usuários: os “não-digitais” (telefone) e digitais (SAC e Chat humano)”, pondera Wildys Oliveira.
Serviço
Plantão Fiscal
Horário de atendimento: 9h – 15h
Telefone: (85) 3108 – 2200