Escola de Gastronomia Social abre processo seletivo para 140 vagas gratuitas
29 de abril de 2025 - 15:25 #Escola de Gastronomia Social #gastronomia #inscrições #qualificação #vagas
Ascom Escola De Gastronomia Social - Texto e Foto
De 29 de abril a 13 de maio as inscrições para o processo seletivo dos cursos de Cozinha, Confeitaria e Panificação poderão ser realizadas de forma on-line
A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), integrante da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), abre inscrições para o processo seletivo dos cursos profissionalizantes de Confeitaria, Cozinha e Panificação. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas on-line, de 29 de abril a 13 de maio, no site gastronomiasocial.org.br.
No total, são 140 vagas distribuídas entre os três cursos, nos turnos manhã e tarde. Todos os cursos são gratuitos e presenciais. Os cursos de Panificação, Cozinha e Confeitaria acontecem de junho a setembro. A aula inaugural acontecerá no dia 6 de junho de 2025.
Para participar da seleção, os candidatos devem acessar o site da Escola, com RG, CPF e comprovante de endereço em mãos para preencher o formulário. Os pré-requisitos são: idade a partir de 18 anos, Ensino Fundamental completo, disponibilidade no período do curso (manhã ou tarde), de segunda a sexta-feira. Pessoas inseridas em ações afirmativas e/ou em situação de vulnerabilidade social terão prioridade na ocupação das vagas.
Em caso de indisponibilidade de meios eletrônicos para a realização da inscrição, haverá um colaborador da EGSIDB disponível para realizar a inscrição de forma presencial e/ou tirar dúvidas, na sede localizada na Rua Manoel Dias Branco, 80, Cais do Porto (Mucuripe).
Para a segunda fase, os candidatos devem dispor de tempo para realizar a entrevista, que será feita exclusivamente de forma presencial na Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, conforme cronograma do processo seletivo.
Quem fez
Danielle Silva já tinha um pequeno negócio próprio, uma padaria, com o marido que fez o curso de Panificação na Escola. No entanto, decidiu fazer o curso de Confeitaria, em 2024, para ampliar as possibilidades gastronômicas e adicionar mais variedade em suas vendas. Ela aprendeu a preparar os doces que incrementam a rotina em seu estabelecimento e já são sucesso de vendas. “As vendas da padaria subiram 100%, minha vida mudou completamente depois do curso, graças a Deus estamos vendendo bastante graças a todo aprendizado e reconhecimento da escola que já tinha meu coração e agora nem se fala”, afirma.
Albert Mitchell, pernambucano de nascimento, formado no curso de Cozinha em 2024, reafirma suas conquistas após a conclusão do curso na Escola. A formação de Albert na Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) foi um divisor de águas em sua trajetória profissional e pessoal. “Na escola, aprendi a trabalhar com produtos que nem imaginava serem possíveis de usar. Um simples ingrediente da horta pode se tornar um prato extraordinário, e foi isso que me mostrou a gastronomia”, conta Albert. Hoje, ele trabalha no renomado Hotel Gran Marquise, em Fortaleza, uma das principais referências em gastronomia no Estado. Ele reconhece que foi a formação profissionalizante na EGSIDB que abriu as portas para o mercado e o preparou para enxergar a cozinha com um olhar sensível, técnico e cultural.
Sobre a Escola
Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e faz parte do Cultura em Rede, programa da Secult Ceará que integra ações e políticas culturais na sua rede de equipamentos públicos. O centro de formação, inaugurado em 2018 no bairro Cais do Porto (Fortaleza), é um espaço formativo que associa ensino, pesquisa e compromisso social, reconhecendo a riqueza da forma de se alimentar do cearense, os diversos tipos de saberes, a cadeia de produção, promovendo a inovação de produtos, incentivando o empreendedorismo social, qualificando para o mercado de trabalho e contribuindo para o combate à fome por meio de cursos gratuitos de longa e curta duração, que acontecem na sede da Escola e no interior do Ceará.
Cronograma – Processo seletivo – Cursos Profissionalizantes 2025.1
Até 13/05: inscrição on-line pelo site www.gastronomiasocial.org.br
16/05: Divulgação da 2ª fase (Entrevistas) no site www.gastronomiasocial.org.br
19, 20, 21 e 22/05 das 9h às 12h e das 13h às 17h: Período de entrevistas presenciais, na Escola de Gastronomia Social
27/05: Resultado final no site www.gastronomiasocial.org.br
28, 29 e 30/05: Matrícula dos alunos selecionados na secretaria da Escola de Gastronomia Social
06/06/2025: Aula inaugural e início das aulas
Junho a setembro: período de aulas dos cursos profissionalizantes, de segunda a sexta
Serviço
Inscrições para o processo seletivo dos Cursos Profissionalizantes 2025.1
Até 13 de maio pelo site: www.gastronomiasocial.org.br
Endereço: Rua Manuel Dias Branco, 80 – Cais do Porto, Fortaleza-CE.
E-mail: coordenacaopedagogica.gastronomiasocial@idm.org.br
Instagram: instagram.com/escolagastronomiasocial