Lançamento do Projeto “Conexões Pacíficas” fortalece a cultura de paz nas escolas do Ceará

8 de maio de 2025 - 16:38 # # # #

Gabriela Vieira - Ascom Sedih - Texto e Foto

A Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih), em parceria com o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Ceará (UNCME-CE), lançou, na quarta-feira (7), o projeto “Conexões Pacíficas”. A iniciativa visa promover a justiça restaurativa e a cultura de paz nos Conselhos Municipais de Educação do Estado. O evento, realizado no município do Eusébio, contou com a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica entre as três instituições, que marca o início oficial da parceria.

O projeto tem como objetivo capacitar conselheiros municipais de educação, oferecendo formação sobre como implementar práticas de justiça restaurativa nas escolas e contribuir para a criação de ambientes mais seguros e humanizados para estudantes e educadores.

A secretária de Direitos Humanos, Socorro França, ressaltou a importância da iniciativa para fortalecer a cultura de paz no Estado: “As escolas são ambientes de crescimento e construção, onde aprendemos a conviver em sociedade. Fomentar a mediação de conflitos com a juventude, promovendo a cultura de paz já nesses espaços, certamente trará resultados positivos que serão colhidos em um futuro não tão distante”.

O evento também contou com palestra de Nádia de Paula, integrante do eixo de Justiça Restaurativa, Mediação de Conflitos e Cultura de Paz da Sedih, acerca da atuação da setorial e da importância do fortalecimento das ações de Justiça Restaurativa.

Com a adesão ao “Conexões Pacíficas”, espera-se fortalecer a atuação dos Conselhos Municipais de Educação, com formação dos conselheiros de educação, sobre a temática justiça restaurativa e cultura de paz na prática escolar.