Participação cidadã cresce e Ouvidoria do Estado recebe mais de 32 mil manifestações nos primeiros meses de 2025
23 de maio de 2025 - 08:38 #Ceará transparente #CGE #manifestações
Ascom CGE - texto e arte gráfica
Os dados foram coletados de janeiro a abril deste ano, por meio da plataforma Ceará Transparente
O Governo do Estado do Ceará vem ampliando o diálogo com a população, e esse compromisso tem se refletido nos números. Segundo dados da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), entre janeiro e abril de 2025, o serviço de Ouvidoria Geral contabilizou 32.427 manifestações registradas na plataforma Ceará Transparente. O número representa um crescimento em relação ao mesmo período de 2024, que registrou 30.687 manifestações. Esse aumento evidencia o fortalecimento do engajamento social e o avanço na construção de uma gestão pública cada vez mais transparente, participativa e responsiva.
A coordenadora de Ouvidoria da CGE, Larisse Moreira, destacou a importância dos números. “Os dados mostram um cidadão cada vez mais presente na prestação dos serviços públicos, trazendo sugestões, elogios, denúncias, solicitações e também apontamentos sobre serviços que precisam ser aprimorados. Esse retorno tem sido essencial para orientar ações de melhoria em diferentes áreas do Governo”,
Entre os órgãos mais demandados estão a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE), a Secretaria da Saúde (SESA) e a Secretaria da Educação (SEDUC), refletindo o interesse da população em temas como abastecimento de água, saúde pública e educação. Também se destacam manifestações ligadas a trânsito, segurança e gestão de serviços.
Mesmo com o aumento na quantidade de manifestações, mais de 94% das demandas foram respondidas dentro do prazo legal. O tempo médio de resposta foi de 8,44 dias. Segundo pesquisa aplicada junto aos usuários, o índice geral de satisfação com os atendimentos alcançou 68%.
Os números da Ouvidoria Geral mostram o fortalecimento de uma cultura de participação, em que o cidadão não apenas observa, mas contribui ativamente para a construção de políticas públicas mais eficazes e acessíveis.