Sedih promove debate sobre memória, verdade e justiça para alunos da rede pública de Milagres

3 de julho de 2025 - 15:37 # # # #

Ascom Sedih - texto e foto

A promoção da memória, da verdade e da justiça mobiliza educadores e estudantes em torno de debates acerca da ditadura militar no Brasil. Nesta semana, a Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih) participou de programação especial sobre o tema na EEMTI Antônia Lindalva de Morais, escola de tempo integral do município de Milagres, no sul do Estado.

O eixo de memória, verdade e justiça da Sedih trabalha na transformação dos jovens em agentes ativos da preservação da memória histórica, especialmente no que diz respeito ao período da ditadura militar do Brasil. Atuando diretamente com essa temática na Sedih, Lúcia Alencar ministrou palestra para grupo de alunos da Escola, trazendo à tona a história do período militar no país, a partir de uma perspectiva de preservação da memória e reconstrução da verdade.

“Compartilhando informações sobre a ditadura, nós possibilitamos que os jovens tenham contato com uma realidade que tirou a liberdade dos brasileiros e provocou danos que são reparados até hoje. Nosso objetivo é contribuir com a consolidação de uma sociedade propícia ao fortalecimento da democracia e ao afastamento da violência”, afirmou Lúcia.

A palestra é um resultado da disciplina eletiva de Memória, Verdade e Justiça, iniciativa da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) e parceiros como a Sedih, que busca fortalecer os processos pedagógicos, integrando esse debate à rede escolar, além de ampliar a compreensão sobre direitos humanos e a consciência cidadã.

A diretora da Escola, Ana Maria Nunes da Silva, destacou a relevância do momento para a formação dos alunos. “Realizamos uma importante confluência. Foi um encontro potente para nós e também para nossos meninos e meninas”, celebrou.

Além da participação em ações como essa, o Eixo realiza ações programáticas como o Percurso da Memória e Verdade, com o qual a juventude percorre espaços de memória do Ceará, conhecendo locais que foram resistência no período da ditadura. Professores ou outros representantes de instituições de ensinos interessadas em participar do percurso podem solicitar por meio de formulário: bit.ly/percursodamemoriaeverdade.

Serviço:

Percurso da Memória e Verdade
Agendamento: bit.ly/percursodamemoriaeverdade