Sefaz lança Guia da Ouvidoria para cidadãos e contribuintes
21 de julho de 2025 - 15:58 #Guia #SEFAZ #serviço
Ascom Sefaz
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A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) lançou nesta segunda-feira (21/07) o Guia da Ouvidoria. O manual explica sobre o papel do controle social na gestão pública, detalhando aos contribuintes e cidadãos os canais oficiais para registrar solicitações, sugestões, elogios, reclamações e denúncias junto ao órgão fazendário. O documento está disponível no portal da Sefaz-CE, por meio do seguinte caminho: “Acesso à informação” > “Relatórios e informações” > “Manual da Ouvidoria”.
Os caminhos do diálogo
Segundo o coordenador da Ouvidoria da Sefaz (Ascoi), Jurandir Gurgel, a Constituição de 1988 estabeleceu meios para uma participação mais efetiva do cidadão nos rumos da sociedade e do Estado. “A Ouvidoria foi um desses canais criados para fomentar o controle social, a participação do cidadão. Então, os mecanismos foram se desenvolvendo. Aqui na Ouvidoria da Fazenda, dentro do seu processo de evolução, esse manual é mais um marco para fortalecermos essa relação e facilitar a participação cidadã”, destacou o ouvidor.
Além de especificar os tipos de manifestações e canais, o guia também apresenta o caminho que elas percorrem, do atendimento à resposta, explicando ainda como registrá-las ou reabri-las quando necessário. Outro destaque vai para o serviço de videoconferência, que permite mais flexibilidade de acesso e comodidade para os usuários.
“Então esse manual se torna um importante instrumento para pavimentar ainda mais o caminho da cidadania e torná-lo cada vez mais fluido”, concluiu o coordenador da Ouvidoria, Jurandir Gurgel.
Serviço
Ouvidoria da Sefaz
Ceará Transparente – https://cearatransparente.ce.gov.br
Email – ouvidoria@sefaz.ce.gov.br
Telefone – (85) 3108 – 0333
Central de atendimento ao Cidadão
Telefone – 155 (ligação gratuita)
Email – ouvidoria.geral@cge.ce.gov.br