Ceará encerra celebração dos 10 anos da LBI com programação especial no dia 31 de julho
30 de julho de 2025 - 15:30 #direitos humanos #LBI #programação #SEDIH
Gabriela Vieira - Ascom Sedih - Texto
Thiago Gaspar - Casa Civil - Foto
A Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih) encerra, no dia 31 de julho, a programação “LBI 10+: uma década de inclusão, um futuro de acessos”, iniciativa que marcou os 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI). Desde o dia 17, as atividades têm fortalecido o debate sobre os direitos das pessoas com deficiência e o compromisso com políticas públicas mais acessíveis e inclusivas.
O encerramento da programação acontece nesta quinta-feira (31), no auditório da Sedih, com um evento aberto ao público. O momento conta com roda de conversa sobre o tema “Nada sobre nós: o que pensam as pessoas com deficiência sobre os 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão?”, além de apresentações artísticas e uma feira de empreendedorismo social formada por pessoas com deficiência.
Com esse encerramento, a Sedih reforça o compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e acessível, em que as pessoas com deficiência possam exercer plenamente seus direitos e participar ativamente da vida social e política.
A programação do mês reuniu representantes de mais de 100 municípios para debater ações voltadas a esse público. Na ocasião, os presentes participaram do lançamento do Fórum Estadual Permanente dos Gestores da Política para Pessoas com Deficiência. A cerimônia de abertura contou ainda com palestra magna da secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella.
No dia seguinte (18), foi promovido o Encontro Estadual de Gestores e Gestoras Municipais da Política Pública da Pessoa com Deficiência, espaço voltado à articulação com os municípios e discussão em grupos de trabalho temáticos sobre acessibilidade, educação inclusiva, saúde, emprego e monitoramento de políticas públicas.
Já entre os dias 21 e 30 de julho, foram realizadas ações itinerantes em terminais de ônibus de Fortaleza, com foco na conscientização da população. Nessas atividades, foram distribuídos materiais educativos sobre os direitos das pessoas com deficiência e divulgados serviços de apoio disponíveis na rede estadual.
Programação
14h – Abertura e apresentação artística
14h10 – Roda de Conversa – Nada sobre nós, sem nós: o que pensam as pessoas com deficiência sobre os 10 anos da LBI
Bloco 1 – Modelo social da deficiência em ação: 10 anos da LBI
Lucas Maia, pessoa autista e coordenador de políticas públicas para pessoas com deficiência da Sedih, e Celiane Chaves, pessoa autista e membro da Associação Brasileira para Ação por Direitos das PessoasAutistas (ABRAÇA)
14h40 – Roda de Conversa – Nada sobre nós, sem nós: o que pensam as pessoas com deficiência sobre os 10 anos da LBI
Bloco 2 – Mulher no Mercado de Trabalho e o seu cotidiano
Rubens Linhares, pessoa com nanismo e técnico da Coordenadoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Sedih, e Elainy Pimenta, cadeirante e representante do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Fortaleza
15h – Roda de Conversa – Nada sobre nós, sem nós: o que pensam as pessoas com deficiência sobre os 10 anos da LBI
Bloco 3 – 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão: Lutas e conquista por Cidadania por Justiça Social
Estrela Rodrigues, pessoa com deficiência visual e técnica da Coordenadoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Sedih, e Francisco Marcos Rodrigues, pessoa com baixa visão e representante da Associação de Cegos do Estado do Ceará – ACEC.
Serviço
LBI 10+ – Uma década de inclusão, um futuro de acessos
Encerramento com arte, feira de empreendedorismo e rodas de conversa
Local: Secretaria dos Direitos Humanos (Rua Assunção, 1100)
Data: 31/7
Horário: 14h