Sobral, Litoral Oeste e Ibiapaba elegem 20 delegados para 6ª Conferência Estadual dos Direitos Humanos
10 de setembro de 2025 - 16:55 #Conferência estadual #direitos humanos #Ibiapaba #litoral oeste #Sobral
Gabriela Vieira - Ascom Sedih - Texto e foto
Sobral sediou, nesta quarta-feira (10), mais uma etapa livre estadual da 6ª Conferência Estadual dos Direitos Humanos do Ceará. O encontro, realizado na Cadeia Criativa, reuniu representantes do município e das regiões do Litoral Oeste e da Ibiapaba, resultando na eleição de 20 delegados, sendo oito do poder público e 12 da sociedade civil, que participarão da etapa estadual em outubro. A lista completa pode ser conferida aqui.
Com o tema “Por um Sistema Nacional de Direitos Humanos: consolidar a Democracia, resistir aos retrocessos e avançar na garantia de direitos para todas as pessoas”, a programação promoveu debates em torno de seis eixos: Enfrentamento das Violações e Retrocessos; Democracia e Participação Popular; Igualdade e Justiça Social; Justiça Climática, Meio Ambiente e Direitos Humanos; Proteção dos Direitos Humanos no Contexto Internacional; e Fortalecimento da Institucionalidade dos Direitos Humanos.
Ouvir a população
“Com as conferências podemos ouvir a população nos municípios e, a partir das demandas apresentadas em cada região, construir políticas públicas de Direitos Humanos que sejam assertivas e considerem as reais necessidades das pessoas.”, afirmou a secretária dos Direitos Humanos, Socorro França.
A etapa livre de Sobral foi organizada pela Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih) e pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos (CEDDH), em parceria com a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos e da Assistência Social.
Ormezita Barbosa, presidente do CEDHH, defendeu a importância dos encontros para a consolidação de um sistema nacional dos Direitos Humanos. “A gente está falando de construir uma política pública sólida, estruturada, uma política de estado. Que tenha a dimensão dos direitos humanos na sua grandeza e expresse as muitas realidades que a gente vive”, pontuou.
Esta foi a terceira etapa realizada, após os encontros no Sertão Central e com representantes de Fortaleza, Região Metropolitana e Maciço de Baturité.