Ceará Sem Fome completa dois anos e é tema de audiência pública na Alece

27 de setembro de 2025 - 09:08 # # # #

Vanessa Darj - Texto
Larissa Morena - Foto

O Programa Ceará Sem Fome, do Governo do Estado, foi o foco de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) nesta sexta-feira (26). Com o tema “Segurança alimentar e nutricional: dois anos do Programa Ceará Sem Fome”, o debate reuniu autoridades, gestores, parlamentares e a sociedade civil para avaliar os avanços e traçar o futuro da política de combate à fome no Ceará.

O deputado estadual Pedro Lobo (PT), proponente da audiência, destacou a importância de reconhecer o impacto da iniciativa: “O Ceará Sem Fome é uma política pública que tem transformado a vida de milhares de famílias em situação de vulnerabilidade. Tivemos a iniciativa dessa audiência para celebrar os bons números do programa, mas, sobretudo, para reforçar o impacto que ele tem na vida de quem mais precisa.”

A primeira-dama do Estado e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Programa, Lia de Freitas, apresentou um balanço das ações. Ela enfatizou que o Ceará Sem Fome vai além das medidas emergenciais, que incluem 1.300 cozinhas sociais distribuídas em todos os 184 municípios, o Cartão Ceará Sem Fome com auxílio de R$ 300 para mais de 47 mil famílias e campanhas de arrecadação de alimentos. O programa conta com eixos estruturantes focados na autonomia financeira dos beneficiários, como cursos de qualificação profissional e incentivo ao empreendedorismo.

“Nosso grande objetivo é devolver dignidade às pessoas em situação de vulnerabilidade e criar oportunidades para que os beneficiários conquistem sua autonomia financeira. Queremos que cada um deles tenha condições de transformar a própria vida e escrever uma nova história”, destacou Lia de Freitas.

Novidades e ampliação da Agricultura Familiar

Durante o evento, o secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Bráz, lembrou das últimas novidades, incluindo o lançamento do Prêmio Cozinhas Transformadoras 2025, que irá premiar as unidades de destaque no combate à fome. “Vamos entregar novos equipamentos às unidades gerenciadoras, fortalecendo o trabalho junto às cozinhas credenciadas”, afirmou.

Ele também ressaltou a proposta de ampliar de 30% para 45% o percentual mínimo de aquisição de produtos da agricultura familiar nas políticas de alimentação, fortalecendo a economia local.

O deputado Pedro Lobo ainda propôs a realização de uma Feira das Cozinhas do Programa Ceará Sem Fome na região do Cariri. “A expectativa é que o evento aconteça em novembro, como uma forma de valorizar e dar visibilidade a esse trabalho tão transformador”, disse.

A audiência contou com a participação de representantes da Secretaria da Proteção Social (SPS), Secretaria do Trabalho (SET), Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Secretaria da Igualdade Racial, Secretaria da Saúde (Sesa), Secretaria da Pesca e Aquicultura, Secretaria dos Direitos Humanos, Comissão de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosam), além de membros de organizações da sociedade civil, da União de Gestores Sociais (UGS), Agentes Populares de Segurança Alimentar e da Fecomércio.

Ceará Sem Fome

O programa é uma política permanente do Governo do Estado voltado para o combate à fome e a promoção da segurança alimentar no Ceará. Suas três frentes de ação emergenciais são: Cartão Ceará Sem Fome, auxílio de R$ 300 para mais de 47 mil famílias; rede de Cozinhas Sociais com mais de 1.300 cozinhas, servindo mais de 130 mil refeições diariamente; e
campanhas solidárias que já arrecadaram mais de 500 toneladas de alimentos.

O programa foi expandido em junho de 2024 com o eixo Ceará Sem Fome +Qualificação e Renda, voltado à criação de oportunidades de autonomia econômica e social para beneficiários e voluntários do programa, que já beneficiou – entre junho de 2024 e julho de 2025 – cerca de 19 mil pessoas com cursos nas áreas de beleza, gastronomia, empreendedorismo e tecnologi da informação.