Sedih abre inscrições para curso de Justiça Restaurativa em Fortaleza

1 de outubro de 2025 - 09:09 # # # #

Texto e foto: Beatriz Belchior - Ascom Sedih

Com o objetivo de fortalecer a cultura de paz e ampliar práticas restaurativas na resolução de conflitos, a Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih) abre inscrições para o curso “Facilitadores de Justiça Restaurativa e Círculos de Construção de Paz”, que será realizado de 6 a 10 de outubro, em Fortaleza.

As inscrições são limitadas e podem ser feitas online: clique aqui.

A iniciativa é realizada em parceria com o Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PReVio) e conta com o apoio da Prefeitura de Fortaleza e certificação da Escola Superior da Defensoria Pública do Ceará (DPCE).

O curso é gratuito e voltado para servidores públicos, profissionais da educação, integrantes do sistema de justiça e demais interessados na temática. A proposta valoriza o diálogo como ferramenta essencial para a construção de relações mais justas e pacíficas, podendo ser aplicado em diversos contextos. Assim, qualquer pessoa pode participar e utilizar as práticas restaurativas em situações cotidianas, como no ambiente familiar e comunitário, por exemplo.

Com metodologia participativa, a formação apresenta os fundamentos da Justiça Restaurativa, os princípios dos Círculos de Construção de Paz e práticas aplicáveis em diferentes ambientes sociais e institucionais.

Serviço

Curso de Facilitadores de Justiça Restaurativa e Círculos de Construção de Paz em Fortaleza
Período: 6 a 10 de outubro de 2025
Horário: 8h às 12h e 13h às 17h
Local: Cuca Jangurussu (Av. Gov. Leonel Brizola, s/n, Jangurussu, Fortaleza)
Inscrições: https://forms.gle/zvqefCPtTAtTLZde9