Cegás lança edital para projetos de Cultura, Esporte, Saúde, Social e Meio Ambiente 2025-2026
6 de outubro de 2025 - 12:42 #Cegás #edital #Lançamento #projetos
Ascom Cegás - Texto e Foto
A Companhia de Gás do Ceará (Cegás) inicia, nesta segunda-feira (6), as inscrições para o Programa Cegás de Responsabilidade Social 2025-2026. O edital irá selecionar projetos para apoio, prioritariamente, por meio de leis de incentivo fiscal, abrangendo as áreas de cultura, educação, esporte, meio ambiente, saúde e ação social.
O programa busca democratizar e sistematizar o acesso aos recursos de patrocínio, contemplando iniciativas que promovam a inclusão social, o desenvolvimento humano, a preservação ambiental, a prevenção e o combate ao câncer, e ações voltadas à saúde da pessoa com deficiência. Serão priorizados projetos a serem realizados nas comunidades dos municípios onde a Cegás atua ou aqueles que possam ser abrigados no Espaço Cegás de Cultura, em Fortaleza.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas a partir desta segunda-feira (6) a 22 de outubro de 2025, exclusivamente pelo site da Companhia. Podem participar pessoas físicas e jurídicas legalmente responsáveis por projetos já aprovados em legislações de incentivo, como a Lei de Incentivo à Cultura, a Lei do Esporte, o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon), o Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PCD), os Fundos da Criança e do Adolescente, os Fundos do Idoso, e as Leis Estaduais de Mecenato e de Incentivo ao Esporte.
Os projetos serão avaliados por um Comitê de Seleção com base em critérios como relevância social, viabilidade, sustentabilidade e potencial de impacto. O resultado final será divulgado no site da empresa no dia 19 de novembro de 2025.
O presidente da Cegás, Miguel Nery, destacou que o edital reafirma o compromisso da Companhia e Governo do Ceará com o desenvolvimento sustentável. “Com este edital, reafirmamos o compromisso da Cegás em apoiar iniciativas que transformam vidas. Queremos ampliar o acesso da população cearense à cultura, ao esporte, à saúde e ao meio ambiente, contribuindo para um desenvolvimento mais justo e sustentável”.