Secretaria dos Direitos Humanos promove evento dentro da programação do Festival Afrocearensidades
13 de novembro de 2025 - 16:04 #Festival Afrocearensidades #Secretaria dos Direitos Humanos
Ascom Sedih - Texto
Thiago Gaspar - Casa Civil - Fotos
A Secretaria dos Direitos Humanos (Sedih) realiza, no dia 19 de novembro, programação no Festival Afrocearensidades. A atividade se desdobra em dois eixos: o Colóquio “Ações que transformam” e a Feira “Migrar, Trabalhar e Viver”, e acontece das 8h30 às 15h na sede da Secretaria.
O evento é aberto ao público e as inscrições prévias estão abertas por meio do link: bit.ly/sedihafrocearensidades.
A atividade integra a programação do Festival Afrocearensidades, iniciativa da Secretaria da Igualdade Racial (Seir) que reúne diversas instituições públicas em um calendário unificado de ações em alusão ao Dia da Consciência Negra. A proposta busca fortalecer as expressões culturais afrocearenses e reafirmar o compromisso do Governo do Estado com a igualdade racial e a valorização da diversidade.
A programação do evento na Sedih relaciona igualdade racial com dignidade humana, reafirmando o papel dos direitos humanos como eixo transversal das políticas públicas do Ceará.
O Colóquio contará com apresentações culturais, mesa de abertura com autoridades e uma roda dialógica com representantes de políticas públicas voltadas à pessoa idosa, à pessoa com deficiência e às pessoas migrantes e refugiadas. O objetivo é discutir a transversalidade da pauta racial e suas intersecções com outras formas de discriminação, como o capacitismo, o etarismo e a xenofobia, fomentando o diálogo intersetorial.
Já a Feira “Migrar, Trabalhar e Viver” reunirá produtos de artesanato produzidos por pessoas migrantes e refugiadas, em parceria com o Programa de Extensão Vidas Cruzadas e a Cátedra Sérgio Vieira de Mello da Universidade Estadual do Ceará (UECE), e contará com um balcão de empregabilidade voltado ao público migrante, em cooperação com a Secretaria do Trabalho (SET) por meio do SINE/IDT.
PROGRAMAÇÃO COLÓQUIO AÇÕES QUE TRANSFORMAM
8h30 – Abertura Institucional e cultural
10h20 – Roda dialógica – direitos humanos e afrocearensidades
Mestre Veronica – Quilombola, rezadeira e benzedeira
Igor Mesquita – Ativista dos direitos da pessoa com deficiência, Coordenador do Movimento Negro Unificado (MNU) e Coordenador dos Povos de Terreiro do Ceará
Macaio Upecor – presidente da Associação dos Estudantes de Guiné-Bissau no Ceará
11h – Apresentação cultural – Vozes D’África: poesia, música e dança
Feira Migrar, Trabalhar e Viver acontecerá ao longo de todo o evento
