Secretaria da Diversidade do Ceará é homenageada no Prêmio Arco-Íris de Direitos Humanos
19 de novembro de 2025 - 17:01 #direitos humanos #Prêmio Arco-Íris #secretaria da Diversidade do Ceará
Texto e fotos: Ascom Sediv
A Secretaria da Diversidade do Ceará (Sediv) será homenageada com a Menção Honrosa na categoria Políticas Públicas, durante o Prêmio Arco-Íris de Direitos Humanos – Edição Especial 30 Anos da Parada do Orgulho LGBTI+ do Rio de Janeiro, promovido pelo Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBTI+. A premiação reconhece pessoas, instituições e iniciativas que, ao longo do ano, se destacaram na promoção dos direitos humanos e da cidadania LGBTI+ no Brasil.
O reconhecimento à Sediv reforça o papel pioneiro do Ceará, que se tornou o primeiro estado do país a instituir uma Secretaria da Diversidade com status de pasta, garantindo estrutura própria para o desenvolvimento de políticas públicas específicas voltadas à população LGBTI+. Entre programas, projetos e ações permanentes — como a campanha Ceará da Diversidade Contra a LGBTfobia — a Sediv consolida um modelo inovador de governança que articula proteção, acolhimento, formação, empregabilidade, visibilidade e enfrentamento às violações de direitos.
A homenagem destaca a importância do trabalho da Secretaria em aproximar o Governo do Ceará da população LGBTI+, atuando de forma integrada com órgãos estaduais, municípios e sociedade civil, e reforçando a presença do Estado em ambientes de grande circulação, com políticas públicas que garantem dignidade, cuidado e cidadania.
Para a secretária da Diversidade do Ceará, Mitchelle Meira, o prêmio simboliza o avanço histórico das políticas LGBTI+ no estado. “Receber a Menção Honrosa do Prêmio Arco-Íris é um reconhecimento que fortalece nossa luta cotidiana. Essa homenagem reafirma a importância do Governo do Ceará em investir de forma concreta na construção e no fortalecimento de políticas públicas voltadas para a população LGBTQIA+. Em um momento em que o enfrentamento à LGBTfobia se torna cada vez mais urgente, o Ceará demonstra que é possível governar com coragem, responsabilidade e compromisso com os direitos humanos. Agradecemos profundamente pela honraria e reafirmamos que seguiremos firmes, ampliando ações que protejam vidas, garantam cidadania e façam das políticas públicas um instrumento real de transformação social.”
O reconhecimento da Sediv em uma premiação nacional amplia a visibilidade das políticas implementadas pelo Ceará e contribui para inspirar outros estados a adotarem estruturas semelhantes, fortalecendo a luta por uma sociedade mais justa, plural e democrática.
Serviço
Prêmio Arco-Íris de Direitos Humanos – Edição Especial 30 Anos da Parada do Orgulho LGBTI+ do Rio de Janeiro
Data: 21 de novembro de 2025 (sexta-feira)
Horário: 18h
Local: Teatro João Caetano – Praça Tiradentes, Centro, Rio de Janeiro
