Sessão solene na Alece celebra 76 anos do Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE)
27 de novembro de 2025 - 14:13 #Alece #CEE #conselho estadual #sessão solene
Ascom CEE - texto e fotos

A noite da quarta-feira (26) foi marcada por emoção e reconhecimento na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), que realizou uma sessão solene em homenagem aos 76 anos de fundação do Conselho Estadual de Educação (CEE) que atua na defesa incondicional da qualidade, equidade e legalidade da educação cearense.
O evento foi proposto pelo deputado Acrísio Sena (PT), que destacou em seu discurso o papel essencial do CEE desde sua criação, em 1949: “O CEE se consolidou como órgão essencial do Sistema Estadual de Ensino, sendo responsável por normatizar, acompanhar e assegurar que escolas, cursos e instituições funcionem com responsabilidade e compromisso com o aluno”. Ele também elogiou o trabalho técnico e o espírito colegiado da equipe, que garantem segurança jurídica e credibilidade à educação estadual. “Celebrar os 76 anos do Conselho é reconhecer uma história de dedicação pública, de construção coletiva e de compromisso com o futuro do Ceará. Reafirmo meu respeito e minha parceria com esta instituição, que tem contribuído para os avanços que colocam o nosso estado como referência nacional,” afirmou o deputado.
A cerimônia foi um momento de reconhecimento a indivíduos e instituições que contribuíram para a história do Conselho.
Instituições Homenageadas
Universidade Vale do Acaraú (UVA), Universidade Regional do Cariri (Urca), Colégio Estadual Liceu do Ceará, União Nacional dos Conselhos Municipais da Educação (Uncme-CE), Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-CE) e Sindicato dos Estabelecimentos de Educação e Ensino da Livre Iniciativa do Estado do Ceará (Sinepe).
Personalidades Homenageadas
Receberam certificados a atual presidente Ada Pimentel, conselheira e vice-presidente Lúcia Maria Beserra Veras, a conselheira e secretária geral Raimunda Aurila Maia, a servidora mais antiga Maria de Fátima Sandra Silva Lemos, além de outros conselheiros e ex-membros como Meiricele Calíope Leitinho (ex-servidora), Sebastião Valdemir Mourão, José Maria de Oliveira Lucena, José Rosa Abreu Vale (ex-presidente) e Maria Neli Sobreira (in memoriam). O ex-governador e atual Ministro da Educação, Camilo Santana, também recebeu reconhecimento por meio de seu pai, Eudoro Santana.
O papel do CEE na construção do futuro

Em sua saudação, a presidente do CEE, professora Ada Pimentel, expressou orgulho pelo reconhecimento e destacou a missão do órgão em meio aos desafios atuais.
“Olhamos o passado com respeito e gratidão, e visualizamos o futuro com fé e entusiasmo para que o CEE siga exercendo, com esmero, sua função mais nobre: a normatização do ensino no Ceará,” afirmou Ada Pimentel. Ela concluiu destacando que o maior legado do Conselho é a defesa incondicional de uma educação democrática, inclusiva, justa e de qualidade para todos.
A mesa da cerimônia foi composta pela secretária-executiva da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), professora Jucineide Fernandes; a presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe), professora Graça Bringel; a conselheira e presidente da Câmara de Educação Superior do CEE, professora Guaraciara Barros Leal; a conselheira e presidente da Câmara de Educação Básica do CEE, professora Luiza Aurélia Costa; e o professor Tales Cavalcante. A solenidade foi enriquecida com a apresentação musical do Grupo de Choro da Uece e a exibição de um vídeo institucional com depoimentos sobre a trajetória do CEE.