Mancha de óleo: Ceará sem novas ocorrências há uma semana

22 de novembro de 2019 - 16:48 # # # #

Ascom Sema

Na tarde desta sexta-feira (2), no Centro de Referência do Parque Estadual do Cocó, o titular da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Artur Bruno, reuniu-se com prefeitos e secretários de municípios da faixa litorânea cearense, junto com diretores da Semace, Sesa, Fiocruz, Labomar, Marinha e Ibama.

O objetivo foi dar informes sobre os trabalhos de monitoramento, prevenção e limpeza dos resíduos da mancha de óleo, além da distribuição de material produzido pela Casa Civil do Ceará para ser usado em atividades de educação ambiental entre pescadores, turistas e demais usuários de equipamentos do litoral. Participaram da reunião representantes de 18 dos 20 municípios do litoral cearense: Trairi, Caucaia, Acaraú, Camocim, Barroquinha, Aquiraz, Fortim, Fortaleza, Cruz, Jijoca, Cascavel, Amontada, Beberibe, Aracati, Itapipoca, Paraipaba, Icapuí, Itarema. A preocupação geral é em relação aos pescadores e marisqueiras, que vivem dos frutos do mar.

A boa notícia é que há uma semana não se registram novas ocorrências no Ceará. “As ações de prevenção e mitigação de impactos decorrentes do derramamento de óleo em nosso Estado, como a barreira de proteção na foz do rio Jaguaribe, que já é um case nacional, estão dando resultado”, explicou Bruno. O superintendente da Semace, Carlos Alberto Mendes reforçou a iniciativa de enviar as 22 toneladas do óleo até agora coletado para a cimenteira Apodi, em Quixeré, para coprocessamento, dando correta destinação aos mesmos.

Os representantes dos municípios foram orientados sobre como proceder no caso de necessidade de ações de limpeza, caso detectem óleo nas praias. “É importante informar os usuários sobre os procedimentos de emergência, além do uso de EPIs no manuseio do óleo, armazenamento adequado dos resíduos em barris de ferro e acionamento da Semace para recolhimento e envio para a cimenteira”, explicou Sara Pianowski, técnica da Sema, que apresentou a cartilha.