Conversa Sem Roteiro aprofunda debate sobre acessibilidade na produção artístico-cultural

29 de junho de 2020 - 16:19 # # #

Ascom Porto Dragão

O Conversa Sem Roteiro dessa semana apresenta o tema “Outros olhares, outras escutas, outras habilidades: compreensão das diferenças dos corpos e dissidências na criação artística” para debater um importante assunto: as questões em torno do discurso da acessibilidade como ferramenta imprescindível para a democratização das expressões culturais

Todas as terças-feira, o Porto Dragão promove um bate papo descontraído, sem roteiro, mas com destino certo: abordar temas relevantes ao cenário da produção cultural no Ceará, sempre trazendo profissionais de renome para os debates.

Para esta semana, o programa vem discutir a importância de se tratar, de forma urgente, os desafios no cenário da acessibilidade na produção e criação artística e apresentar os avanços já alcançados neste campo. Quatro especialistas e pesquisadores do assunto participam do encontro: Clarissa Costa, bailarina e intérprete-criadora; Jéssica Teixeira, atriz, produtora e diretora de teatro; João Paulo Lima, Doutorando em Dança; e Thamyle Vieira, deficiente visual e pedagoga.

Desde 2018, o setor comemora avanços importantes referentes às políticas de acessibilidade, como o reforço nos recursos disponíveis (rampas para portadores de Deficiência Física ou motora, pisos táteis, descrições em braile, entre outros), além da ampliação do número de espaços reservados a pessoas com deficiência em teatros, cinemas, auditórios, estádios, ginásios de esporte e outros equipamentos culturais. Estas ações foram promovidas pelos Ministério da Cultura (MinC), Ministério do Esporte e a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e asseguradas pelo Decreto 9.404/2018, publicado pela Presidência da República, que reforça, ainda, a Lei Brasileira de Inclusão (LBI).

As iniciativas acessíveis não param por aí e devem abranger, também, a capacitação para gestores, produtores e trabalhadores do setor, incluindo profissionais com deficiência em toda a cadeia do fazer artístico.

Vale lembrar que o Porto Dragão possui estruturas acessíveis em todo seu espaço físico e busca inserir práticas acessíveis em sua comunicação. Em seu mais recente programa, o Nós no Batente, investiu na acessibilidade inserindo intérpretes de LIBRAS, audiodescrição, além da opção de legendas disponibilizada no próprio Youtube, reforçando o papel enquanto instituição cultural de democratizar a arte e cultura.

Todos esses investimentos são derivados da participação da instituição na segunda edição do Seminário Cultura do Acesso promovido pela Secult, que durante três dias de intensas trocas e debates, destacou a urgência de se tratar a acessibilidade como uma pauta fixa, seja para conteúdos, equipamentos ou gestões.

SOBRE OS CONVIDADOS

Clarissa Costa

Bailarina e intérprete-criadora, tendo formação inicial em dança clássica. Graduada em Dança pela UFC-Ce e intérprete criador em Dança Contemporânea pelo Curso Técnico em Dança do Ceará. Atualmente desenvolve pesquisa em Dança-Libras.

Jéssica Teixeira

Atriz, produtora e diretora de teatro. Começou a fazer teatro aos 7 anos e, em 2010, ingressou na primeira turma de Licenciatura em Teatro pela UFC. É mestra em Artes pelo PPGARTES UFC. Desenvolve trabalhos com o “Terceiro Corpo”, com a “Trupe Motim de Teatro” (Quixeré-CE) e com os “Comedores de Abacaxi S/A”. Circulou em 2019 como atriz, com os espetáculos “Entra na Roda” e “Tudo ao Mesmo Tempo Agora” e, como diretora e produtora, com “Restos Cavam Janelas” e “Imaginário Criador”, apoiados pelo Porto Iracema das Artes. Atualmente, dedica-se investigação pessoal do próprio corpo estranho, numa pesquisa sobre “Corpo Impossível”, mola propulsora para a criação do seu primeiro espetáculo solo “E.L.A”, onde está como atriz, produtora e dramaturga da obra.

João Paulo Lima

Doutorando em Dança pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. Formado pelo Curso Técnico para Intérpretes Criadores em Dança Contemporânea da Escola Porto Iracema das Artes (2012). Atualmente, investiga e escreve sobre processos de dança e corporeidades, protagonismos de artistas independentes no Brasil. É colaborador da Plataforma de Dança e Acessibilidade da Bienal Internacional de Dança do Ceará. Ministrou disciplinas como Pesquisa de corpo para Cena e Performance no Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Ceará.

Thamyle Vieira

Deficiente Visual, Pedagoga com Especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (UNI7). É membro do Conselho Fiscal da Organização de Cegos do Brasil (ONCB). Trabalha no Setor Braille da Biblioteca Pública Gov. Meneses Pimentel (BPGMP). É responsável pela adaptação, impressão e revisão de textos Braille. Atua como formadora em palestras, oficinas e cursos voltados a Inclusão de Pessoas com Deficiência, Leitura e Escrita no Sistema Braille e Tecnologias Assistivas Digitais para Pessoas com Deficiência Visual.

SERVIÇO

Conversa Sem Roteiro

“Outros olhares, outras escutas, outras habilidades: compreensão das diferenças dos corpos e dissidências na criação artística”

Com Clarissa Costa, Jéssica Teixeira, João Paulo Lima e Thamyle Vieira

Dia 30 de junho (terça-feira), às 19h30

No YouTube do Porto Dragão (youtube.com/portodragao)