Em fase final de obra, reservatório Taquarão garantirá segurança hídrica da RMF

14 de agosto de 2020 - 13:46 # # # # # # #

Antonio Cardoso - Assessoria de Comunicação Institucional - Texto
Carlos Gibaja - Fotos

O governador Camilo Santana esteve na manhã desta sexta-feira (14) em Caucaia inspecionando os trabalhos de construção do reservatório Taquarão. A obra hídrica tem capacidade para 40 mil metros cúbicos e quando tiver concluída vai beneficiar mais de 1,7 milhão de pessoas de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú e Maranguape.

Com investimento de aproximadamente R$ 160 milhões, o projeto prevê a construção de um sistema de reservação e macrodistribuição de água para incrementar o sistema que abastece a capital e parte da Região Metropolitana de Fortaleza. A obra, de acordo com o governador, é uma das mais importantes no que se refere a saneamento. “Quando estiver pronta, teremos uma estrutura importante, que vai dar segurança hídrica nas próximas décadas não só para a população de Caucaia, mas de outros municípios da Região”, afirmou Camilo Santana.

Localizado na serra da Taquara, em Caucaia, o projeto também inclui a construção de três grandes adutoras: duas para interligar a Estação de Tratamento de Água Oeste (ETA Oeste) e o Taquarão; e a terceira para interligar as ETAs Gavião e Oeste. “Estamos com quase 90% de conclusão do reservatório, aumentando em 50% a capacidade de reservação de água de todo o sistema metropolitano”, apontou o chefe do Executivo estadual, ressaltando que a obra está sendo realizada através de parceria entre o Estado e Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Regional. “Vai melhorar o abastecimento e garantir que não vai faltar água”, assegurou o governador.

A falta de água é um dos principais problemas históricos de saneamento que estão sendo resolvidos em Caucaia pela Cagece. No início deste ano, cerca de 40 mil moradores da localidade de Capuan e comunidades adjacentes, foram beneficiados com a ampliação do sistema de abastecimento de água.

O prefeito da cidade, Naumi Amorim acompanhou o governador durante a visita e destacou o trabalho que vem sendo realizado pelo Estado no município. “Em vários bairros de Caucaia faltava água, mas hoje estamos bem abastecidos graças a Cagece. Agora, com mais essa obra importante vai resolver de vez esse problema”, avaliou o prefeito. “A gente via nas casas do povo os baldes com água que quando chegava era só à noite. Quantas doenças foram contraídas porque as pessoas precisavam armazenar água?”, observou Naumi.

Além do governador Camilo Santana e do prefeito Naumi Amorim, participaram da visita o presidente da Cagece, Neuri Freitas, e a deputada estadual Érika Amorim.

 

Ouça

O reservatório possui capacidade para armazenar 40 mil metros cúbicos de água. Além de Fortaleza, estão sendo beneficiados os moradores dos municípios de Caucaia, Maranguape e Maracanaú. O governador Camilo Santana destacou a importância da obra.