Profissionais do HGWA celebram mêsversário de bebês internados na unidade

4 de novembro de 2020 - 16:27 # # #

Camila Vasconcelos - Ascom HGWA

Cada mês de vida dos bebês internados no Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA) é comemorado com muita alegria e animação. Na unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, os profissionais que trabalham na UTI Neonatal não deixam as datas passar em branco e preparam surpresas para mães e filhos.

“Na maioria das vezes, esses bebês precisam passar vários meses internados, pois nascem prematuros e as comemorações acontecem como uma forma de animar os corações, incentivar a esperança e a alegria de mais um mês de vitória e superação. Fazemos questão de reunir os médicos, os fisioterapeutas e toda a equipe”, disse Helenilce Nunes, técnica de enfermagem há 10 anos no HGWA e idealizadora da ação.

No dia em que completou dois meses de vida, o pequeno Don Juan ganhou um grande cupcake colorido de EVA higienizado e um cartão personalizado feito pelas técnicas de enfermagem da unidade. “Ele era prematuro extremo e está crescendo a cada dia. Se Deus quiser, o terceiro mês dele será comemorado em casa, com um bolo de verdade”, completou Helenilce.

Camila Brito, 20, mãe do bebê, agradece pela atenção dos profissionais do HGWA com o filho. “Todos são muito atenciosos com a gente e, quando fizeram o mêsversário do meu filho, eu me senti muito feliz pelo carinho. Só tenho que agradecer por tudo que fazem pela gente”, disse.

Humanização

A iniciativa da equipe é reflexo do atendimento humanizado prestado pelo HGWA. “Começamos no início do ano e percebemos a importância dela não só para o bebê e para os pais que se sentem acolhidos, mas também para toda a equipe de profissionais da unidade que se entregam ao trabalho e se envolvem com cada vida que chega à UTI. Cada mês é uma vitória e merece ser celebrada”, disse a coordenadora do Centro Especializado em Terapia Intensiva Pediátrica (CETIP) do Hospital, Yohanna Monteiro.

O HGWA conta com oito leitos de UTI Neonatal e 16 leitos de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo). Além de possibilitar a celebração do aniversário dos pequenos, o hospital realiza ações diversas para proporcionar bem-estar aos bebês, como musicoterapia, toque terapêutico e assistência à amamentação. A unidade também possui o Estar Materno, ambiente oferecido para as mães descansarem entre as visitas, e a Sala de Ordenha, aberta para mulheres que retornam da licença maternidade e para as mães da comunidade.