‘Conversas com artistas da cena em formação’ estreia 3º ciclo de debates discutindo “Descondicionamento do ator”

9 de novembro de 2020 - 17:50 # # # #

Raphaelle Batista Ascom Porto Iracema das Artes - Texto
Arquivo Pessoal - Fotos

Terceiro ciclo do projeto resultante do “Poéticas de Coexistência – Artes Cênicas” (Ato 1), em uma parceria do Lab Teatro com o Curso de Teatro-Licenciatura da Universidade Federal do Ceará (UFC), vai até o dia 14 de dezembro de 2020

O projeto Conversas com Artistas da Cena em Formação, que procura discutir os percursos de aprendizagem de atrizes e atores com o professor adjunto da UFC, Tiago Fortes, retorna para o seu terceiro ciclo de debates. Com uma mudança no formato, as conversas passam a ser quinzenais, somando três episódios. Os lançamentos dos vídeos agora acontecem sempre às 19h, nas segundas-feiras, dias 16 e 30 de novembro e 14 de dezembro, no canal do YouTube do Porto Iracema das Artes. Bruno César, graduando em Teatro da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), será o primeiro convidado.

 

“Descondicionamento do ator” é o tema inicial do ciclo. Desenvolvendo, atualmente, como bolsista CNPq, pesquisa com o projeto “O paradoxo da criação da personagem – a reverberação da criação do sentimento”, o ator convidado fala no primeiro vídeo sobre os percalços encontrados durante o processo de aprendizagem, com o desenvolvimento de metodologias e valores próprios. Esses pontos norteadores também se encontram nas demais edições dos outros ciclos.

Outro elemento que permanece e é o ponto de partida para o novo ciclo é a metodologia desenvolvida por Tiago Fortes na tese de doutorado “A condição do ator em formação: por uma fenomenologia da aprendizagem e uma politização do debate”, recém publicada pela Paco Editorial. Temáticas centrais da obra e outros processos importantes para a formação de Bruno César entram em discussão no bate-papo.

 

O próximo vídeo terá como convidado o ator, diretor, professor e iluminador Lucas Oradovschi, seguido do também ator e diretor Filipe Codeço na primeira quinzena do mês de dezembro.

Edições passadas

Os dois primeiros ciclos foram lançados semanalmente em meses diferentes e podem ser conferidos no canal do YouTube do Porto Iracema. Com 4 episódios promovidos durante agosto deste ano, o primeiro ciclo de debates também pode ser acessado AQUI. Já o segundo foi divulgado durante o mês de setembro com 3 episódios e também pode ser acessado AQUI.
Um desdobramento do “Poéticas de Coexistência – Artes Cênicas (Ato 1)”, evento realizado em junho e que segue com outras linguagens nos próximos meses, o Conversas com Artistas da Cena em Formação é promovido pelo Laboratório de Teatro do Porto Iracema das Artes em parceria com o Curso de Teatro-Licenciatura da UFC.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há sete anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O que: Conversas com Artistas da Cena em Formação estreia terceiro ciclo de debates discutindo “Descondicionamento do ator”
Quando: 16 e 30 de novembro, 14 de dezembro de 2020, sempre às segundas-feiras, 19h
Onde acessar: Canal do YouTube do Porto Iracema das Artes