Sema debate com entidades elaboração do Plano de Manejo do Parque Estadual do Cânion do Rio Poti
20 de agosto de 2021 - 12:35 #meio ambiente #Parque Estadual do Cânion do Rio Poti #plano de manejo #Sema #semace
Ascom Sema - Texto e Fotos
Em reunião realizada nesta sexta (20), pela manhã, na sede da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), várias entidades debateram as ações necessárias para instalação e uso pela população do Parque Estadual do Cânion Cearense do Rio Poti, criado por Decreto pelo governador Camilo Santana, em 28 de junho deste ano. A Unidade de Conservação, que possui 3.680ha distribuídos ao longo do rio Poti, nos municípios de Crateús e Poranga.
Segundo o titular da Sema, Artur Bruno, entre os objetivos estão a instalação de um posto do Batalhão da Polícia Militar na região; regulamentação fundiária da área do Parque; e elaboração do Plano de Manejo da UC. Participaram do encontro Rita Bezerra, da Casa Civil do Estado; a promotora Jacqueline Faustino, do Ministério Público; Marcela Girão, da PGE; Samuel Portela e Daniel Fernandes, da Associação Caatinga; César Veríssimo, do curso de Geologia da UFC; além da equipe da SEMA: Fernando Bezerra, secretário executivo; Dóris Santos, coordenadora da Biodiversidade; Marjorie Bezerra, assessora jurídica.
Dentre as propostas levantadas, a apresentação de projeto para captar recursos junto do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Estado do Ceará (FDID), um fundo vinculado à Procuradoria-Geral de Justiça.