Com período chuvoso, balneabilidade da orla fortalezense continua com nove trechos próprios para banho

8 de abril de 2022 - 15:41 # # # # # #

Ana Luzia Brito - Ascom Semace - Texto
Lincoln Davi Mendes - Foto

A quadra chuvosa mantém o indicativo de nove trechos próprios para banho em Fortaleza, segundo novo boletim divulgado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), nessa sexta-feira (08). As análises são feitas pela Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo) da autarquia.

No setor Leste, três trechos estão próprio para a recreação primária, sendo: postos dos bombeiros 06, 07 e 08, e entre a foz do Rio Cocó e a rua Sabiaguaba.

O setor Centro é o segundo item do boletim e apresenta cinco pontos em conformidade: entre a rua José Vilar e o Espigão da Av. Desembargador Moreira com Volta da Jurema, os espigões da rua João Cordeiro e Av. Rui Barbosa, o Aquário até o Espigão da rua João Cordeiro.

Em seguida, o documento mostra o setor Oeste com um único trecho em conformidade: entre a Av. Philomeno Gomes até a Rua Padre Mororó.

Os técnicos da Geamo seguem os critérios de balneabilidade utilizados e descritos na Resolução Conama Nº 274, de 29/11/2000.

Chuvas na Capital

Com a continuação de chuvas na capital fortalezense, a Semace enfatiza que a intensidade delas pode contribuir para a deterioração da qualidade das águas das praias, já que grande quantidade de esgotos sem tratamento, lixo e outros detritos são carreados pelas águas através de galerias pluviais, córregos e canais de drenagem. A orientação da autarquia é que banhistas evitem banho com a ocorrência de chuvas.

Confira aqui a íntegra do boletim de balneabilidade de trechos da orla fortalezense.