Observatório dos Crimes por LGBTfobia realiza primeiro encontro após criação

11 de abril de 2022 - 14:10 # # # #

Ascom SSPDS -Texto e foto

Os representantes do Observatório Cearense dos Crimes Correlatos por LGBTQIAPNfobias realizaram, na sexta-feira (8), a primeira reunião do grupo. Na ocasião, foram discutidas as atribuições e ações realizadas pelos integrantes do grupo, que realizará encontros mensais para monitorar os casos de violência contra vítimas LGBTQIA+ e discutir estratégias de prevenção contra os crimes.

Com base nos estudos realizados pelo Observatório, será possível emitir relatórios trimestrais sobre as investigações criminais realizadas referentes à população LGBTQIA+ e propor ações no âmbito da Segurança Pública do Ceará. “Estudaremos caso a caso de forma minuciosa. Com esse recorte podemos compreender quem são essas vítimas, os infratores e discutir medidas, baseadas em dados estatísticos fornecidos pela Supesp, para aumentar a sensação de segurança às pessoas LGBTQIA+ no Ceará”, detalha a presidenta do Observatório e coordenadora da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), delegada Socorro Portela.

De acordo com a diretora do Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), delegada Arlete Silveira, ao se traçar um perfil das vítimas será possível identificar, de forma concreta, as vulnerabilidades enfrentadas pela população LGBTQIA+ relacionadas à segurança. “Tem toda uma situação de vulnerabilidade anterior aos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) contra essas pessoas. Analisar os casos vai nos proporcionar estudar estratégias de prevenção”, explica.

Participaram da reunião representantes da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), do Batalhão de Policiamento de Prevenção Especializada (BPEsp-PMCE), do DPGV/PC-CE, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce).

Observatório Cearense dos Crimes Correlatos por LGBTQIAPNfobias

A criação do Observatório Cearense dos Crimes Correlatos por LGBTQIAPNfobias é resultado de uma articulação da SSPDS-CE com a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a população LGBT e demais entidades em movimentos sociais de luta pelos direitos humanos da população LGBTQIA+.