Theatro de Portas Abertas: Primeira edição de 2023 oferece atividades gratuitas no período de férias

16 de janeiro de 2023 - 16:41 # # # # #

Ascom TJA - Texto

A primeira edição do projeto “Theatro de Portas Abertas” em 2023 acontece nesta terça-feira (17), celebrando mais um mêsversário de fundação do Theatro José de Alencar (17 de junho de 1910), equipamento público da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).

As Visitas Guiadas Gratuitas com a equipe de guias culturais acontecem nos seguintes horários: 9h, 10h, 11h e 14h / 15h e 16h (com a presença de um intérprete de Libras). Na ocasião, os presentes terão a oportunidade de conhecer de perto as histórias e curiosidades de todos os espaços do equipamento. O agendamento é feito pelo telefone (85) 3101-2586.

Dando sequência ao Curso de Férias do Teatro Escola TJA, a bailarina, coreógrafa e produtora Maria Epinefrina estará à frente da oficina “Dança e Improvisação”. Das 14h às 17h, na Sala de Dança Hugo Bianchi (Anexo CENA), a oficina propõe uma percepção de si e do outro, através de práticas que instiguem a atenção ao corpo, ao tempo e ao espaço usando a imaginação para despertar estados corporais, a criação de pequenas sequências de movimento e o contato improvisação, uma vez que investigaremos também a condução e transferências de peso.

Dividindo-se entre Pátio Nobre e Porão, os alunos do Canteiro de Artes da Técnica (Teatro Escola TJA) irão apresentar a finalização dos respectivos módulos de Luz, Som e Cenotécnica. Das 14h30 às 19h, a atividade será regada com a boa música da DJ Vládia Soares (também aluna do Curso) e o samba do grupo + Melanina.

 

Às 16h30, no Jardim de Burle Marx, o artista, professor e pesquisador em dança Rubéns Lopes irá realizar uma Aula Aberta de “Danças Africanas Ancestrais”. Para todos os públicos, os participantes terão a oportunidade de experienciar a (re)conexão com a corporeidade ancestral e vivenciar algumas danças tradicionais que deram base para o que hoje entendemos como afro-brasileiro, ou dança negra (de uma forma mais abrangente).

Na Calçada do TJA, o som ancestral dos tambores dará o tom da “Hora do Ângelus” com a presença do Tambor de Crioula Filhos de Mãe Maria – Devotos de São Benedito. O grupo reúne brincantes, povos de terreiro e amantes dessa tradicional manifestação cultural maranhense e que encontrou no Ceará uma terra fértil para a difusão, formação e manutenção desses saberes que se cruzam para saldar e celebrar seu santo de devoção. No repertório, destacam-se canto, dança e fogo, os pés no chão e toadas pra São benedito, no qual os coreiros e coreiras carregam no corpo a ancestralidade das brincadeiras de tambor e uma trajetória que em Fortaleza já soma 15 anos, passando por diversas formações e espaços, fortalecendo um Tambor de Crioula que é cria do Ceará.

Exposição e dança

Com curadoria de JauhF, que também participa da coletiva, a exposição fotográfica “Periferia, Presente!” fará sua vernissage de abertura, às 18h30, na Galeria Ramos Cotoco (Anexo CENA). Com visitação gratuita até 12 de fevereiro, a mostra – que integra a Temporada de Arte Cearense (TAC) – reúne o trabalho de sete artistas negros e favelados, que moram e produzem dentro das favelas da cidade, trazendo uma perspectiva outra sobre a fotografia de rua, a fotografia documental e a cidade de Fortaleza, trazendo à tona novas perspectivas e narrativas visuais.

A programação encerra, às 19h, no Palco Principal (estilo “abracadabra”), com o solo de dança “Devotees”, de João Paulo Lima, que também integra a Temporada de Arte Cearense (TAC). Com entrada gratuita e capacidade para 100 lugares, “Devotees” refere-se às pessoas que têm fetiche por corpos com deficiência; geralmente, a atração é por cadeirantes e amputados. A direção artística do espetáculo é de Clarissa Costa com a música original assinada por Felipe Giffoni. Classificação: 18 anos.

Serviço

Theatro de Portas Abertas – Janeiro 2023
Quando: dia 17 (terça-feira), das 9h às 20h
Onde: Theatro José de Alencar (rua Liberato Barroso, 525 – Centro)
Programação gratuita