Projeto “Anatomia do Filme” debate sobre a série “Caminho de Volta”

3 de maio de 2023 - 14:26 # # # #

Marina Solon - Ascom Porto Iracema das Artes - Texto
Divulgação - Foto

A Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) — realiza mais uma edição do Projeto “Anatomia do Filme”, desta vez sobre a série “Caminho de Volta”. Na ocasião serão exibidos três episódios da produção e na sequência haverá debate com os diretores Arthur Leite e Petrus Cariry. A mediação será da Coordenadora do Laboratório Cena 15 – Cinema, Manoela Ziggiatti. A produção em debate participou da primeira edição do Laboratório de Cinema da Escola, em 2013. O evento, gratuito e aberto ao público, ocorre na terça-feira (9), às 17h30, no Auditório da Escola.

O Projeto “Anatomia do Filme” tem por objetivo abrir espaços de diálogo com os realizadores em uma partilha de experiências com o objetivo de “dissecar” a construção e a estrutura dramatúrgica de obras significativas em suas carreiras. Dentre os filmes debatidos, estão produções de destaque tais como “O Céu de Suely”, “Fortaleza Hotel”, “A Filha do Palhaço” e “Cabeça de Nêgo”.

A minissérie “Caminho de Volta”, produção que norteia esse encontro, teve consultoria, por meio do Laboratório Cena 15 – Cinema, dos cineastas Karim Aïnouz, Sérgio Machado e Marcelo Gomes. A produção apresenta a jornada da advogada recém-aposentada Vera, uma mulher resoluta de 67 anos que enfrentou a ditadura militar durante a juventude, e que não acata a cultura machista e patriarcal da sociedade. Ela é a avó de Caio, calouro da faculdade de arquitetura. Avó e neto vivem uma vida confortável à beira-mar de Fortaleza, após um acidente que vitimou a mãe do garoto – Rachel, filha única de Vera.

Tudo está bem, até que a rotina da família é abalada com a aparição de Stênio, ex-marido de Vera e verdadeiro avô de Caio. Vera sempre mentiu para todos afirmando que ele estava morto. Avó e neto viajam ao encontro desse homem que reaparece após 40 anos. É chegada a hora de Vera enfrentar esse fantasma do passado e de revelar uma personalidade desconhecida pelo seu neto, colocando em xeque a relação de confiança entre eles. Enquanto Vera confronta verdades e sentimentos ambíguos, Caio tem a chance de conhecer seu avô. Após a chegada à fazenda em Quixadá, envolvidos num triângulo familiar, Vera, Caio e Stenio desmascaram-se entre si, trazendo à tona segredos, mentiras, rancores e feridas nunca curadas.

Durante o encontro, os diretores do longa debaterão o processo de execução dos episódios, bem como o roteiro, em diálogo com a plateia. “É bastante simbólico, no ano em que comemoramos os 10 anos da Escola Porto Iracema das Artes, podermos assistir e discutir um projeto que nasceu na primeira edição do Laboratório e que, após quase uma década, consegue ganhar as telas e cumprir seu ciclo. Isso nos faz refletir sobre o tempo necessário para amadurecer e concretizar um projeto audiovisual e sobre a importância do Laboratório continuar apostando nesse impulso inicial de estruturação e fortalecimento dessas histórias”, pontua Manoela Ziggiatti, coordenadora do Laboratório Cena 15 – Cinema.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Projeto “Anatomia do Filme” debate sobre a série “Caminho de Volta”
Quando: terça-feira, 09 de Maio, às 17h30
Onde: Auditório da Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema).
Gratuito e aberto ao público