“Festmar de Verão” de Aracati começa nesta sexta-feira (27)

26 de janeiro de 2012 - 12:57

O município de Aracati, no Litoral Leste, realiza entre os dias 27 e 29 de janeiro a segunda etapa do Festival Nacional de Teatro de Rua, o “Festmar de Verão”. O evento é uma realização do o Instituto Aracupira de Cultura Brasileira (IACB), o Ponto de Cultura do Grupo Teatral Frente Jovem, com patrocínio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). O Festival acontece em frente à Igreja Matriz de Aracati e em Canoa Quebrada, onde participam os grupos Teatral Frente Jovem, Gênesis e Fassonhos (de Aracati), Pantim de Teatro (Boa Viagem), Aslucianas (Rio de Janeiro), Arte Viva (Rio Grande do Norte), Circo Além da Lona (São Paulo) e Centro de Criação Galpão das Artes (Pernambuco).

 

Após esta etapa, haverá a oitava edição do festival nacional, que em 2011 homenageou, com menções honrosas, o poeta, ator, dramaturgo e escritor Mário Lago (1911-2002), e a costureira e figurinistas Francisca Alves da Silva, a dona “Formiguinha”, já falecida, de Aracati.

 

Sobre o Festival

 

O Festival Nacional de Teatro de Rua em Aracati surgiu em 1999, idealizado pelo professor Tinoco Luna e tendo por iniciativa o Grupo Teatral Frente Jovem. O evento começou apenas com grupos de Aracati, passando depois a receber outros Municípios. Agora, recebe sete Estados brasileiros, do Nordeste ao Sul.

 

Além do próprio Tinoco, o evento é organizado por Teobaldo Silva, na coordenação executiva, e Xico Izzidorum na Programação e Mídia, tendo ainda Plínio Teixeira, Zé Borracheiro, Marcos Cristo e Marcelo Pedreira no apoio operacional.

 

Anfitrião do Festmar, o Grupo Teatral Frente Jovem, que em 2012 completa 27 anos, apresentará “Dengo em Verso e Prosa”, um texto de Messias Domingos. Trata-se de uma comédia educativa sobre a dengue. As formas de prevenção são compreendidas por meio de situações engraçadas.

 

Serviço

2° Etapa do Festival Nacional de Teatro de Rua de Aracati, o “Festmar de Verão”

Data: 27 a 29 de janeiro

Local: Em frente à igreja matriz de Aracati e em Canoa Quebrada

Informações: (88)9964.8648

 

26.01.2012

Assessoria de Imprensa da Secult

Sonara Capaverde / Gerusa Oliva (sonara.capaverde@secult.ce.gov.br / 85 3101.6759)