Pregão para aquisição de tuneladoras será em abril
30 de março de 2012 - 19:45
Será publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (30), o edital de licitação para aquisição de quatro tuneladoras na modalidade pregão presencial a ser realizado no dia 24 de abril. Os equipamentos serão utilizados na construção da Linha Leste do Metrô de Fortaleza, com mais de 12 quilômetros de túneis que ligarão o Centro ao Papicu, Centro de Eventos do Ceará e Fórum Clóvis Bevilacqua, dentre outros locais.
O edital contendo as características será disponibilizado no site www.portalcompras.ce.gov.br. A expectativa é que várias empresas construtoras das tuneladoras do tipo EPB (Earth Pressure Balanced) participem do pregão do tipo menor preço. Conforme o cronograma do Governo do Estado a empresa será contratada a partir de maio, quando ela terá 20 meses a contar da ordem de serviço para entregar os equipamentos.
Antes de anunciar as características dos “shields”, também conhecidos como “tatuzões”, que melhor se adequam à futura Linha Leste, o governador Cid Gomes, o secretário Adail Fontenele, o presidente do Metrô de Fortaleza, Rômulo Fortes, e demais técnicos, visitaram fabricantes e conheceram os equipamentos em pleno uso em países como Canadá, Alemanha, Estados Unidos e Espanha.
O valor total da obra é de aproximadamente R$ 3,3 bilhões. Mais da metade dos recursos, R$ 2 bilhões, já estão garantidos, sendo R$ 1 bilhão do tesouro da União e outro R$ 1 bilhão de empréstimo junto ao Governo Federal. O anúncio foi feito pela presidente Dilma Rousseff durante visita às obras da linha Sul do metrô, no dia 27 de fevereiro.
Pelo projeto serão construídas onze estações: Estação da Sé, Luiza Távora, Colégio Militar, Nunes Valente, Leonardo Mota, Papicu, HGF, Cidade 2000, Bárbara de Alencar, CEC e Edson Queiroz. Além dessas, haverá integração com as linhas Oeste e Sul na estação central Chico da Silva, totalizando doze. A distância entre cada estação será de aproximadamente 900 metros.
A Secretaria da Infraestrutura é o órgão responsável pelo pedido de licenciamento da obra junto à Semace, que terá a maior parte de seu traçado de 12,4 quilômetros de extensão subterrâneo. Uma vez concluída, seus 20 trens elétricos levarão aproximadamente 400 mil pessoas, em um processo de integração com as linhas Sul, Oeste, ramal Parangaba-Mucuripe e terminais de ônibus. O objetivo da construção de uma linha subterrânea é causar o menor impacto ao já complicado sistema de mobilidade de algumas vias, especialmente da avenida Santos Dumont, a qual o metrô acompanhará boa parte de seu traçado.
Saiba mais
Além das tuneladoras o edital também prevê a aquisição de outros itens, como correias transportadoras, responsáveis pela retirada do material, uma mistura de solo e espuma biodegradável utilizada para facilitar o transporte do material e evitar o surgimento de poeira.
Os shields, em sua fabricação levam em conta, entre outras características, o tipo de solo a ser perfurado. No caso da linha de Fortaleza a máquina terá seis metros e noventa e cinco centímetros de diâmetro. O impacto das obras de escavação com este equipamento é praticamente nulo, ou seja, a população a construção do túnel, que terá entre 15 e 30 metros de profundidade.
– Cada máquina abre 16 metros de túnel por dia, parando somente um dia na semana para manutenção.
30.03.2012
Assessoria de Comunicação da Seinfra e Metrô de Fortaleza
Marcos Cavalcante/Luiz Guedes/ Márcio Teles
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