População recebe informação sobre males do tabagismo

28 de agosto de 2012 - 15:03

Vinte e nove de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Tabagismo. Aproveitando a data, a Secretaria da Saúde do Estado mobiliza e alerta consumidores de shoppings para os males do cigarro. Nesta terça-feira (28), quem frequenta o Shopping Benfica, das 14 horas às 18 horas, e no dia 29, quarta-feira, o Shopping Center Um, também no mesmo horário, ficará sabendo que o cigarro contem mais de 4.700 substâncias. Muitas delas utilizadas em produtos e situações que os fumantes jamais imaginariam. É o caso da naftalina, que mata baratas, e é uma das substâncias contidas no cigarro. Outra substância contida no  cigarro é o formol, conservante de cadáver. Destaque ainda para a presença do ácido acético, que é forte e corrosivo, além de outras substâncias que são mais conhecidas, como o alcatrão.

 

Nos dois shoppings, para chamar a atenção dos consumidores, os educadores em saúde da Sesa farão exposição de frascos gigantes contendo as substâncias que usadas na produção dos cigarros trazem prejuízos à saúde e a qualidade de vida da população. Os educadores em saúde realizarão ainda exames para medir a quantidade de monóxido de carbono nos pulmões. O monóxido de carbono é o gás presente nos escapamentos dos carros. Afeta quem traga e quem respira a fumaça, substituindo o oxigênio na corrente sanguínea.               

 

Com a ideia de promover saúde e de prevenir o tabagismo, despertando interesse para hábitos saudáveis, os educadores farão também apresentação de frutas com os  poderes de cada uma no bem estar, seguida de distribuição. Assim, os consumidores, entre uma compra e outra, além de receberem informações terão alimentação saudável.

 

28.08.2012

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira / Marcus Sá (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 – 3101.5221 – 8733.8213)
Twitter: @SaudeCeara