Compam elabora Plano dos Resíduos Sólidos em Tianguá, Crateús e Tauá

31 de agosto de 2012 - 12:22

A elaboração dos planos de Gestão de Resíduos Sólidos para 25 municípios cearenses começa nesta segunda-feira (03), com o processo de mobilização social que integra uma das diretrizes básicas para o cumprimento da Lei 12.305/2010 . Serão realizadas oficinas em Tianguá, Crateús e Tauá, que foram definidas como cidades polo no processo de regionalização. Os demais municípios serão contemplados dentro de outro convênio que está sendo firmado com o Instituto Federal do Ceará, exceto o da região do Cariri que será licitado pela Secretaria das Cidades em parceria com o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente, os quais devem ficar prontos até abril do próximo ano.

 

O presidente do Conpam, Paulo Henrique Lustosa espera que os três primeiros planos estejam concluídos em novembro deste ano, destacando ainda a licitação para elaboração do Plano Estadual de Resíduos Sólidos, cuja com abertura deverá ocorrer de acordo com a PGE em 26 de setembro próximo, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente.

 

O secretário destaca ainda a importância da participação popular nessas oficinas, de modo que as prefeituras envolvidas devem mandar representantes das secretarias de Infraestrutura, Meio ambiente, Assistência Social, Trabalho, Educação, e que as Universidades, ONGs, representantes da indústria de reciclagem e do Ministério Público estejam presentes.

 

Oficinas

 

De acordo com a coordenadora de Desenvolvimento Sustentável do Conpam, Maria Dias Cavalcante, dando início à construção dos Planos, a primeira oficina de mobilização acontece nesta segunda-feira (03), em Tianguá. Serão envolvidos oito municípios da chapada da Ibiapaba: Carnaubal, Croatá, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, São Benedito, Tianguá, Ubajara e Viçosa do Ceará.

 

Na terça-feira (04), a oficina será em Crateús, no Sertão de Crateús, no auditório da Secretaria do Meio Ambiente e abrangerá 12 municípios: Ararendá, Crateús, Independência, Ipaporanga, Ipueiras, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Novo Oriente, Poranga, Tamboril, Catunda e Santa Quitéria.

 

A oficina de Tauá, nos Inhamuns, acontece na quarta-feira (05), onde serão atendidos cinco municípios: Aiuaba, Arneiroz, Parambu, Quiterianópolis e Tauá.

 

31.08.2012

Assessoria de Comunicação do Conpam

Elizabeth Rebouças (85 3101.1235 / 8848.2022)