Urca promove o ‘Treze Temático’ nesta terça-feira (13) com programação diversificada

12 de novembro de 2012 - 11:36

Dentro das homenagens alusivas ao centenário do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, a Universidade Regional do Cariri (Urca), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, realiza nesta terça-feira (13), programação especial, direcionada ao ‘Treze Temático’, iniciado no último mês de agosto. O evento congrega todos os meses, desde oficinas com estudantes de escolas da rede pública e particular, a uma programação cultural, com vários grupos artísticos, com shows direcionados às homenagens a Luiz Gonzaga.

 

Às 08h30min, será iniciada a programação, com visita à exposição (En)Cantos: Natureza e Cultura do Araripe na Obra de Luiz Gonzaga o Rei do Baião. Em seguida, será iniciada a exibição do vídeo Danado de Bom, e realizada oficina de sanfonas, com material reciclável, ministrada por bolsistas do Geopark Araripe, com coordenação da Professora, Neuma Galvão.

 

Às 14 horas, no Salão de Atos da URCA, será realizada Roda de Conversa sobre “Música e Espacialidade na Obra de Luiz Gonzaga”, com o Prof. Doutorando Glauco Vieira, do Departamento de Geociências da URCA, com coordenação da Professora Mestre, Amanda Teixeira, e Professor Italo Bezerra Viana, com monitoria do Curso de História da URCA.

 

Às 15 horas, haverá exposição de trabalhos realizados por alunos das Escolas Públicas e Particulares do Crato, que tratam da vida e obra de Luiz Gonzaga, no Salão da Terra. A coordenação das atividades será da Professora Doutora Edivone Meire e Professor Mestre Marcos Aurélio, do Departamento de Educação da URCA. A monitoria dos trabalhos será dos alunos do Curso de Pedagogia.

 

À noite, acontece apresentação musical e grupos de tradição, nos Jardins da Proex, a partir das 19 horas, com exposição de artesanato. Dentro da programação consta o Grupo de Flautistas Guarani – Campos Sales/CE – Unidade Descentralizada; Recital de Cordéis em comemoração aos 100 anos do Rei do Baião – Academia de Cordelistas do Crato/CE; “Danças Gonzaguianas: forró, xaxado, xote e baião”, pela Companhia de Espetáculos Luiz Gonzaga, de Exu/PE; Orquestra Padre Davi da Sociedade Lírica do Belmonte – Crato/CE e show o grupo Chacutuba, de Exu/PE.

 

As homenagens da URCA ao Rei do Baião foram iniciadas durante a ExpoCrato 2012, e, julho deste ano. A Instituição, por meio da Proex, vem promovendo debates e abrindo espaço para o estímulo ao estudo acadêmico da obra do cantor e compositor pernambucano. A programação se encerra em dezembro com grande programação, no dia 13, quando começa o ano do centenário do Rei do Baião, com apresentação, por meio de parceria da URCA com a Secretaria de Cultura do Estado, da Orquestra Eleazar de Carvalho, no Município, além de lançamentos de livros, e outras atrações que contemplem a data festiva.

 

O “Treze Temático” possibilita ao público uma interação com artistas e grupos populares que tomam a obra do Rei do Baião como referência.

 

12.11.2012

Assessoria de Imprensa da Urca

Elizângela Santos (alizangelacariri@gmail.com / 88 3102.1212)