Teatro Carlos Câmara lança convocatória para seleção de pessoa jurídica

6 de maio de 2014 - 12:16

O Teatro Carlos Câmara, equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Estado (Secult), lançou uma Convocatória para selecionar uma pessoa jurídica encarregada de atuar na organização dos eventos culturais a serem desenvolvidos no espaço, localizado na Rua Senador Pompeu, 454, Centro. A pessoa jurídica selecionada atuará em conjunto com a coordenação do teatro e com a Coordenadoria de Ação Cultural da Secult na execução da programação do Teatro Carlos Câmara e na disponibilização de equipamentos e de pessoal técnico para o teatro. Também promoverá uma seleção de propostas artísticas nas linguagens de dança, música e teatro, para a realização de apresentações no TCC, de maio a dezembro deste ano.
As pessoas jurídicas interessadas em participar da Convocatória do Teatro Carlos Câmara têm até o próximo dia 16 de maio para realizar sua inscrição, no Protocolo da Secult (Rua Major Facundo, 500, Centro, Fortaleza-CE) ou através de envio de material pelos Correios. A Convocatória está disponível no site www.secult.ce.gov.br.

 

Entre os novos projetos de programação já definidos para o Teatro Carlos Câmara estão os programas “Temporada de Dança” (com apresentações de solos ou espetáculos coletivos de dança, sempre às quartas-feiras, às 18h30), “Ceará Sonoro” (com shows musicais sempre às quintas-feiras, às 18h30) e “Cena Contemporânea”, com apresentações teatrais às sextas-feiras, no mesmo horário. Os três programas são exclusivamente voltados a artistas e grupos cearenses ou atuantes no Ceará e oferecerão, aos selecionados, cachê de R$ 1.500,00 por apresentação. Serão ao todo 93 espetáculos realizados até o final de 2014, dentro dos três programas.

 

A abertura das inscrições de projetos artísticos para a seleção será feita assim que for definido o resultado da Convocatória para seleção de pessoa jurídica. Para disponibilizar equipamentos de sonorização, iluminação e estrutura de palco, além de um produtor-executivo e de técnicos de operação dos equipamentos, a pessoa jurídica selecionada através da Convocatória poderá contar com até R$ 316 mil em recursos investidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura.

 

Mais arte e cultura no Centro

 

“O lançamento da Convocatória para seleção de pessoa jurídica e a posterior chamada pública para montagem da programação do Teatro Carlos Câmara, através de propostas enviadas pela própria comunidade artística, é mais um passo importante na retomada do TCC, equipamento que já vem ganhando vida com a programação inicial realizada em março e abril pela Secult”, destaca o secretário executivo da pasta, Paulo Victor Feitosa.

 

“Com a Convocatória e a chamada pública para os artistas e grupos, o Teatro terá sua programação definida e assegurada até o final do ano, cumprindo seu propósito de contribuir para a difusão do trabalho dos artistas cearenses e de estimular a movimentação cultural no Centro de Fortaleza, disponibilizando espetáculos de qualidade e em horários alternativos. Acessíveis, por exemplo, aos trabalhadores e estudantes  que frequentam o Centro e ganharão importantes opções culturais, no final de tarde, início da noite, sempre com entrada franca”, ressalta o coordenador do TCC, o ator e produtor cultural Fernando Piancó.

 

Paulo Victor e Fernando Piancó destacam que o Teatro Carlos Câmara terá outros projetos de difusão, além dos três programas já definidos, e que o equipamento também está  aberto para a cessão de pautas a artistas e grupos.

 

“Com capacidade para 368 espectadores, o Teatro Carlos Câmara ressurge como um espaço importante no contexto dos equipamentos culturais da capital, se colocando como uma alternativa bem interessante para receber espetáculos de pequeno e de médio porte. E contribuindo para um dia a dia com mais cultura e arte, ao acesso do povo, no Centro “, reforça Paulo Victor Feitosa.

 

Já o secretário da Cultura, Paulo Mamede, destaca o investimento do Governo do Estado e o trabalho da Secult para garantir que todos os equipamentos culturais da administração estadual estejam em plenas condições de cumprir seu papel e de garantir à população maior acesso aos bens culturais e simbólicos.

 

“Com a missão de garantir equipamentos em totais condições de utilização e com programação de qualidade, todos os equipamentos da Secult vêm passando por obras ou passarão por reformas até o final de 2014. No Teatro Carlos Câmara, já reformado, o trabalho agora é para que a cidade se aproprie do teatro, vivencie esse novo espaço, de uma história tão importante na cultura cearense e agora com todas as condições para tornar a receber nossos artistas e nosso público”, relaciona Paulo Mamede.

 

06.05.2014

Assessoria de Comunicação da Secult

imprensa@secult.ce.gov.br / 85 3101.6761

(85) 8699.6524 – Dalwton Moura

(85) 8878.8805 – Raimundo Madeira

(85) 9608.5822 – Sonara Capaverde