Hemoce recebe doações para o feriado de Natal e Ano Novo

22 de dezembro de 2014 - 13:21

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), unidade da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), convida toda população cearense para realizar a doação voluntária de sangue. Na capital, o Hemoce funciona de segunda-feira a domingo, no Posto de Coleta no IJF. O Hemocentro Também realiza coletas externas diariamente com o intuito de ficar mais próximo da população, estando em um local diferente de Fortaleza e Região Metropolitana (RMF).

 

Com o objetivo de aumentar o número de doações, o centro da cidade, muito movimentado nessa época de festas, foi o local escolhido para a realização do “mutirão da solidariedade”. Entre o feriado de Natal e Ano Novo, durante cinco dias (23, 26, 27, 29, 30 de dezembro), a unidade estará disponível na Rua Floriano Peixoto, em frente à Caixa Econômica Federal, das 08 horas às 16 horas, para receber os doadores voluntários de sangue.

 

Nos dias 24 e 31 de dezembro, o hemocentro coordenador (Av. José Bastos, 3390, Rodolfo Teófilo) funciona das 7h30min às 13 horas, e o Posto de Coleta no IJF (R. Barão do Rio Branco, 1816, Centro), 13 horas às 17h30min. Portanto, antes de aproveitar com a família, é possível ajudar a salvar três vidas com a sua doação voluntária de sangue. Nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, não haverá funcionamento no hemocentro coordenador, e o posto no IJF funciona das 13 horas às 17h30min.

 

Atualmente, o Hemoce está recebendo cerca de 80 doações por dia e é preciso aumentar essa quantidade para que o estoque continue estável para atender toda a demanda do estado durante os dias de folga que se aproximam. A doação é importante em qualquer época do ano, visto que todos os dias existem pessoas que precisam de sangue para a realização de tratamentos, cirurgias. Além disso, é um remédio que não pode ser fabricado, muito menos comprado, depende da solidariedade de cada cidadão.

 

Para ser doador de sangue é preciso: estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um DOCUMENTO OFICIAL e ORIGINAL COM FOTO.

 

Os menores de 18 anos, para realizar a doação, precisam apresentar o TERMO DE CONSENTIMENTO PARA MENORES DE 18 ANOS, que está disponível para download no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br).

 

COLETA DE SANGUE NA PRAÇA DO FERREIRA

QUANDO: 23,26,27,29,30 de dezembro
HORÁRIO: 8 às 16 horas
 

 

22.12.2014

Assessoria de Imprensa do Hemoce

Luiza Dantas (luiza.dantas@hemoce.ce.gov.br / 85 3101.2308)

www.hemoce.ce.gov.br