Presidente da Etice realiza palestra sobre educação e tecnologia da informação

11 de junho de 2015 - 21:35

Presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Adalberto de Paula Pessoa, realizou, nesta terça-feira (9), palestra sobre os desafios atuais enfrentados na área de educação e tecnologia no Congresso InovaEduca 3.0. O evento ocorreu no Hotel Luzeiros, no bairro do Meireles, e buscou refletir sobre os avanços tecnológicos na área de tecnologia da informação e comunicação (TIC), voltados para área da educação, e os desafios enfrentados por educadores e gestores nesse novo ecossistema, surgido com o advento das novas tecnologias.

Em sua fala, Adalberto enfatizou a infraestrutura da Etice: o Cinturão Digital do Ceará (CDC), formado por mais de 3 mil quilometros de cabos de fibra óptica, as suas ramificações, estações de rádio, os seus 1.200 pontos de acessos e os convênios que a empresa possui com 30 prefeituras do Ceará. Na ocasião reafirmou o compromisso da Etice em estabelecer parcerias com as secretarias de educação dos municípios e do Estado interessadas nos serviços fornecidos pela empresa.

“A Etice se coloca pronta a atuar em conjunto com os secretários de educação dos municipios e do estado do Ceará, que possuam convênios ou não com a Etice, visando atender as novas necessidades impostas pela educação moderna”, afirmou.

O convite à presidência da Etice para a participação no InovaEduca 3.0 partiu do presidente do evento, Fabio Estefanini, pela afinidade entre os negócios desenvolvidos pela Etice e o tema do congresso: a utilização de tecnologias inovadoras em benefício da educação. Para Adalberto, a utilização de TIC na educação é uma necessidade inerente ao nosso tempo, o que se reflete nos esforços da empresa em promover o uso de suas tecnologias nas escolas públicas profissionalizantes e convencionais do estado.

“A Etice é um componente essencial para o avanço em nosso estado nesse novo ecossistema educacional, proporcionado pela TIC, pois a nossa infraestrutura possibilita o acesso a infovias de alta velocidade e disponibilidade, através do Cinturão Digital, conectando alunos e professores com o mundo da informação, acessado pela internet e, por outro lado, possuimos tambem um Data Center que pode fornecer serviços de software para essas escolas”, explica.

Segundo o site do InovaEduca 3.0, o evento buscou refletir sobre os desafios da educação e sobre o papel do professor e dos gestores neste novo universo informacional dominado pelas TICs, trazendo “experiências inovadoras e apresentações práticas de educadores e ferramentas para que empresas, governo e instituições de ensino encontrem inspiração na busca de soluções para melhorar a qualidade da educação na Sociedade do Conhecimento do século XXI”.

11.06.2015

Caio Pinheiro
Assessor de Comunicação da Etice
caio.pinheiro@etice.ce.gov.br / (85) 3101.6607

Giselle Dutra
Gestora de Célula / Secretarias
giselle.dutra@casacivil.ce.gov.br

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898