STDS vai capacitar técnicos dos Cras para atendimento familiar integral

19 de junho de 2015 - 20:03

Capacitar as equipes dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de 12 municípios cearenses, integrantes do Programa de Apoio ao Crescimento Econômico com Redução das Desigualdades e Sustentabilidade Ambiental, mais conhecido como Programa para Resultados (PforR), é o objetivo inicial dos cursos de qualificação técnica que a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) realiza, entre os dias 22 a 26, no Hotel Romanos, em Fortaleza. Os educadores e técnicos dos Cras serão treinados e orientados para fazer o acompanhamento e monitoramento de famílias que se encontram em extrema pobreza, incluindo as que pertencem a grupos vulnerabilizados, com crianças em idade inferior a sete anos.

 

Nesta primeira etapa do programa, – que prevê a cobertura de 36 municípios com os maiores indicadores de vulnerabilidades sociais, – serão capacitados inicialmente os técnicos dos Cras dos municípios de Amontada, Barroquinha, Boa Viagem, Capistrano, Granja, Itarema, Miraíma, Morrinhos, Mucambo, Quiterianópolis, Trairi e Viçosa do Ceará. Os termos de adesão ao PforR foram assinados esta semana, pelo titular da SDTS, Josbertini Clementino, e por representantes dos municípios contemplados, em solenidade realizada na sede da Pasta.

 

 

Desenvolvimento infantil

 

“Nosso foco nesse projeto é o desenvolvimento infantil, a partir do atendimento integral das famílias nas áreas de segurança alimentar e nutricional, educação, saúde, assistência social, na promoção da geração de trabalho e renda, ações que passarão a ser acompanhadas e monitoradas regularmente pelos técnicos dos Cras nos municípios”, explicou o secretário. Segundo ele, os trabalhos de campo, de monitoramento e acompanhamento das famílias, começam já em setembro próximo.

 

A meta é atender a 13.750 famílias até 2018, nos 36 municípios participantes do programa. Para o secretário, o PforR permite a modernização do atual modelo de assistência social, à medida em que assegura acompanhamento integral das famílias mais pobres do interior cearense. “Nós, de Amontada, somos parceiros nesse projeto, porque reconhecemos a seriedade e competência das ações desenvolvidas pela STDS”, destacou o prefeito de Amontada, Paulo dos Santos. “Estamos muito felizes com essa aliança. Vamos fazer (o programa), apesar das dificuldades porque passam os municípios hoje”, declarou a prefeita de Barroquinha, Terezinha Cerqueira (Tetê).

 

 

PforR

 

O Programa para Resultados Ceará (PforR) constitui-se em uma operação de crédito com o Banco Mundial, contratada pelo governo do Ceará para garantir a continuidade dos investimentos em áreas estratégicas do Estado, programados no PPA 2012-2015, de forma a promover o crescimento econômico, privilegiando a inclusão social e as políticas ambientalmente sustentáveis, através dos eixos de capacitação profissional, assistência à família, qualidade da água e gestão por resultado. A STDS insere-se no PforR no eixo da assistência à família, vinculada ao PPA.

 

 

19.06.2015

 

Serviço
Período: 22 a 26 de junho de 2015
Abertura: 22 de junho (segunda-feira), às 8h30
Local: Hotel Romanos (Rua Padre Pedro de Alencar, 2.012, Messejana)

 

Assessoria de Comunicação Social
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Carlos Eugênio (imprensa@stds.ce.gov.br / 3101.2089 / 2099 / 98878.8510)

 

Ciro Câmara
Gestor de Célula/Secretaria