#Cearáemférias: Secult lança programação especial para a reta final das férias

23 de julho de 2015 - 19:25

 

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) lança programação especial para a reta final das férias. São exposições, cursos, apresentações teatrais, musicais, de dança, master class, homenagem aos Beatles, aos Escritores e, ainda, tributo ao Brega, que farão a alegria do público nos equipamentos da cultura, nestes últimos dias de julho.

 

Com eventos gratuitos ou a preços populares, o cearense e quem estiver de visita ao Estado terão atividades diárias para conferir. As crianças também possuem uma programação especialmente planejadas para elas. Artistas e grupos que têm interesse em expor seus trabalhos, mas não sabem em que lugar, aproveitem esta dica: o Teatro Carlos Câmara, equipamento da Secult, está com inscrições abertas até o dia 27 de julho, para seleção espetáculos de música, teatro, dança e atividades infantis, que irão compor a programação de agosto de 2015 a janeiro de 2016.

 

 

Seca no Ceará é tema de exposições no Arquivo Público e na Biblioteca Pública Espaço Estação

 

RsecaUm olhar sobre as secas de 1877, 1915 e 1932 no Ceará, através de documentos de época que revelam o drama vivenciado nos períodos de estiagem, a migração de milhares de flagelados, a repercussão em cidades como Fortaleza e até a instalação de campos de concentração. É o que oferece a exposição “Memórias das Secas em Documentos de Arquivo”, em cartaz no Arquivo Público do Ceará (Rua Senador Alencar, 348, Centro), equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Estado. A mostra inclui 30 documentos referentes a esses três períodos de seca que marcaram a história do Ceara e segue aberta à visitação até 20 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com entrada franca.

 

Outro equipamento da Secult que também está com exposição sobre a Seca no Ceará, é a Biblioteca Pública Espaço Estação. A mostra reúne seis imagens do fotógrafo e documentarista, Ricardo Schmitt, que percorrem os diversos aspectos da seca no Ceará. A exposição “100 anos da Seca de 1915” tem como pano de fundo alguns dos locais descritos por Rachel de Queiroz, no livro “O Quinze”. Carioca que escolheu o Ceará como lar, Ricardo Schmitt é um nome importante na consolidação da fotografia em Fortaleza, principalmente nas décadas de 70 e 80, e atuou de forma incisiva no fotojornalismo e na moda, além da publicidade, alcançando espaços na mídia impressa do Ceará e do eixo Rio-São Paulo. A exposição pode ser conferida até o mês de agosto, das 8h às 18h (sábados) e das 8h às 17h (segunda a sexta).

 

 

+ Bate-papo e Games no Espaço Estação

 

Neste sábado (25), a Biblioteca Pública Espaço Estação realizará, das 09:00 às 16:00, inúmeras atividades de cardgames, boardgame, com o pessoal do grupo Vila do RPG. Além disso, como parte das homenagens aos cem anos da seca do Quinze, promoverá o bate-papo: “Rachel de Queiroz e Xosé Neira Vilas: vidas feitas de terras e palavra, com a autora, Cleudene Oliveira Aragão (UECE), e o escritor Kelsen Bravos, no dia 25 de julho, sábado, das 09h às 12h. As atividades são gratuitas.

 

 

Casa de Juvenal Galeno comemora o Dia do Escritor

 

Um dos palcos mais antigos da nossa história cultural, que já recebeu personalidades como Rachel de Queiroz, Euclides da Cunha, Gustavo Barroso, Antônio Sales, Leonardo Mota, Jáder de Carvalho e, Patativa do Assaré, a Casa de Juvenal Galeno realiza nesta sexta-feira (24), uma programação especial comemorativa do Dia do Escritor. Na oportunidade haverá o exposição e apresentação de livros, pelos autores, e ainda apresentações musicais, declamações e exaltação às artes. O equipamento oferece ainda visita guiada, de segunda a sexta-feira,  das 8h às 11h  e das 13h às 16h, e uma Exposição sobre Literatura de Cordel, realizada no Auditório Nenzinha Galeno, das 9h às 12h e das 13h às 16h.

 

 

:: Cineclube a batizado de Capoeira no Centro Cultural Bom Jardim

 

A 7ª edição do Batizado de Capoeira do Grupo Negaça será iniciada nesta sexta-feira (24), no Centro Comunitário do Parque São José, com a realização de palestras, e roda de capoeira, e segue até o sábado (25), no Centro Cultural Bom Jardim, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com apresentações culturais que levam a direção do Mestre Chitãozinho e organização dos Contramestres Eudes Bernardo e Chico Fumaça. A atividade objetiva congratular os alunos com as trocas de graduações, bem como de estimular moradores do entorno e frequentadores do CCBJ à prática da atividade.

 

 

+ Cinema

Nos dias 25 e 26 de julho, às 16h e 15h, respectivamente, serão exibidos os filmes “A Culpa é das Estrelas”, dirigido por Steve Martino e Mike Thurmeier, e o filme “A Invenção de Hugo Cabret”, que leva a direção de Martin Scorsese. O programa Lagarta Pintada, com atividades lúdico-educativas, será realizado dia 26, das 16h às 18h, na Praça Central do CCBJ. Classificação livre. Acesso gratuito. A ação proporciona ao público infantil momentos de lazer e criação através de atividades de pintura e desenho livre, jogos, cantigas de roda e brincadeiras da cultura tradicional popular.

 

 

:: Tributo ao brega, homenagem aos 50 anos do filme “Help” e ainda teatro do grupo As Travestidas, na programação do Cineteatro São Luiz

 

A programação especial do São Luiz para a reta final das férias pode ser conferida a partir desta quinta-feira (23, ao meio dia, quando serão exibidos os Curtas Cearenses, às 12h e 13h. O cinema do Ceará ganha destaque, às 16h, com a exibição de Botija, filmes de 2015, dirigido por  Josenildo Nascimento. Logo após, às 18h30, na “Sessão Sonora”, com trilha ao vivo, documentários e cinebiografias sobre as vertentes e os nomes fortes da música, será exibido o filme “VOU RIFAR MEU CORAÇÃO”, de 2011, dirigido por Ana Rieper. A sessão sonora dá início ao Tributo ao Brega, que trará ao Cineteatro nesta sexta-feira (24), às 19h, grande show com Lúcio Ricardo, Carol Oliveira, Di Ferreira e Mimi Rocha.

 

 

+Teatro, música e debate

 

travestidasAclamado pelo público o espetáculo “Cabaré das Travestidas”, do Coletivo Artístico As Travestidas, dirigido por Silvero Pereira, sobe ao palco do Cineteatro São Luiz, neste sábado (25), às 19h, com um teatro de altíssima qualidade. E no domingo (26), a partir das 14h, o São Luiz promove  homenagem aos 50 anos de “Help!”, dos Beatles, com debate, exposição, show, concerto e filme. Uma programação especial de atividades celebrando “Help!”, o filme lançado em 1965 juntamente do disco de mesmo nome, trazendo composições de John Lennon, Paul McCartney e George Harrison, ainda no espírito roqueiro, jovem e romântico marcante na primeira metade da carreira do grupo inglês que conquistou o mundo e se tornou um dos maiores ícones do século XX. A exibição do filme será seguida de apresentação da banda cover Rubber Soul, executando todas as músicas do disco, e da apresentação do concerto “Rock in Concert”, da Orquestra Filarmônica do Ceará e da banda Rubber Soul.

 

 

Oficinas, Exposição de Yuri Yamamoto e show com participação de Fausto Nilo

 

Última semana conferir a Exposição “Croqui: Do Desenho à Cena”, de Yuri Yamamoto, na Galeria Ramos Cotoco, do Theatro José de Alencar. A visitação é gratuita e pode ser realizada das 8h às 12h, de Terça a sexta e das 14h às 17h, aos sábados, domingos e feriados. Já pensou em estudar teatro? Pois aproveita! Estão abertas as inscrições para o Curso Princípios Básicos de Teatro – CPBT, com turmas pela manhã com a Profa. Juliana Veras e Noite com a Profa. Neidinha Castelo Branco.

 

A programação do Theatro José de Alencar nesta semana, inclui ainda o espetáculo gratuito, nesta quinta-feira (23), o show “Todo Mundo de Alma Leve”, de Lidia Maria, com participação de Fausto Nilo e Tarcísio Sardinha. Na sexta-feira e sábado, o humor toma conta da programação, com os espetáculos “Assando é que Queima”, às 18h, do dia 24 de julho, e Congresso Nacional de Sexologia, às 20h, do dia 25 de julho. Já no domingo (26), a Orquestra Sinfônica da Uece apresenta “Concertos de Câmara”,  no Salão nobre (altos do foyer). Atividade Gratuita

 

 

Museu da Imagem e do Som sedia lançamento do livro “Rio Jaguaribe – Memória no tempo e nas águas”

 

RMISTombado provisoriamente por até um ano, o Museu da Imagem e do Som segue com uma série de atividades durante o mês de julho. Nesta quinta (23), às 19h, o programa Olhares Refletidos, do IFOTO, que periodicamente convida fotógrafos a compartilharem seu olhar, trabalhos, vivências com o público interessado, chega ao Museu da Imagem e do Som. “É um momento de abertura de processos, reflexão acerca da criação e troca de idéias com os presentes.Nesta edição receberemos Sheila Oliveira, que conversará sobre o processo de realização do trabalho Rio Jaguaribe – Memória no tempo e nas Águas”, informou Régis Amora, do IFOTO. O livro retrata toda a história do Rio Jaguaribe, o maior rio seco do Ceará, com imagens dos seus mais de 600 km de extensão entre a Serra da Joanina, em Tauá, e o Canto da Barra em Fortim. Com 120 imagens, o livro leva a curadoriadas pesquisadoras Ângela Magalhães e Nadja Fonseca Peregrino.

 

Já na sexta-feira (24), das 14h às 18h, o Grupo Iluminuras, projeto de Extensão da UFC, acervo do Escritor Cearense| Biblioteca de Ciências Humanas, estará reunido no Museu da Imagem e do Som, dando continuidade ao trabalho de literatura bordada que retrata cenas do livro “O Quinze”, de Rachel de Queiroz. A atividade é gratuita e aberta ao público. Inscrições: acervodoescritorcearense@gmail.com ou tel: 99714-1915 (Lídia Barroso)

 

 

 

:: Dragão do Mar reúne dança contemporânea, teatro e cinema francês em programação especial

 

Centro Dragão do Mar - IMG 0758 TO Espetáculo “Angel” com Duda Paiva, será apresentado, gratuitamente, dia 25 de julho, sábado, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Reunindo dança contemporânea e teatro-objeto, Duda Paiva conta a história clássica de um vagabundo que encontra um anjo num cemitério e os dois fazem dele um lar. O espetáculo já percorreu mais de 30 países diferentes além do Brasil. A retirada de ingresso será realizada na Bilheteria do Dragão, 1h antes do início do espetáculo.

 

Semana passada, o Cinema francês esteve presente na tela do Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. Agora é a vez do Cinema Francês ocupar também a programação especial de fim de férias no Cinema do Dragão – Fundação Joaquim Nabuco. A mostra Grandes Clássicos Restaurados traz um fantástico pacote de clássicos franceses restaurados em DCP 2K, oferecidos pela embaixada da França no Brasil e inéditos no cinema de Fortaleza. Vale a pena conferir.

 

 

:: Master Class com Duda Paiva no Porto Iracema das Artes

 

O coreógrafo, bailarino, diretor de teatro e manipulador de bonecos de renome internacional Duda Paiva será o convidado especial para o Master Class realizado pelo Porto Iracema das Artes – Escola de Formação e Criação do Ceará, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, ligado ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultural, nesta quinta-feira, dia 23 de julho, às 19h. Na ocasião, o convidado falará sobre “O Poder do Boneco: Entre o Teatro, a Dança e as Artes Visuais”.

 

A programação completa dos equipamentos da Secult encontra-se no site: www.secult.ce.gov.br

 

 

23.07.2015

Paula Candice
Jornalista – MTB JP 1632
Cel. Pessoal: 85.91494987
paulacandice@gmail.com

 

 
Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

 

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
 (85) 3466.4898