Hospital de Messejana lança Programa de Tutoria nesta sexta-feira (4)

2 de dezembro de 2015 - 17:28

O Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (Hospital de Messejana), da rede pública do Governo do Estado, realiza nesta sexta-feira (4), às 19h, a abertura do Programa de Tutoria em Doação de Órgãos e Transplante Cardíaco, no Comfort Hotel, localizado na Rua Frei Mansueto, 160, Meireles. O programa é uma iniciativa do Ministério da Saúde, através de convênio firmado com a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, em função da Portaria Número 2.172, de 27 de setembro de 2012, do Ministério da Saúde.

Uma iniciativa do Hospital de Messejana, o programa de tutoria terá duração de dois anos e tem projeto orçado em R$ 4, 5 milhões, recursos já estão assegurados pelo Ministério da Saúde. Serão treinados para realizar o transplante de coração, 60 profissionais de cinco grandes hospitais brasileiros: Hospital Ana Nery (Salvador), Hospital Universitário de São Luís (MA), Hospital Meridional de Vitória do Espírito Santo, Hospital dos Servidores Federais do Rio de Janeiro e o Hospital do Coração de Natal (RN). Trinta profissionais do Hospital de Messejana estão envolvidos na realização do curso, que terá professores brasileiros e de outros países.

O projeto contará com aulas presenciais que acontecerão nos próximos dias 4, 5 e 6 de dezembro, no Comfort Hotel, com a participação de cinco equipes interdisciplinares dos cinco estados mencionados. Dentre os profissionais da saúde, participam médicos de diversas especialidades, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais. Aulas do Curso de Tutoria também serão realizadas a distância, através de videoconferência, quando todos os alunos participarão em tempo real.

O projeto amplia o acesso e aprimora a qualidade dos transplantes cardíacos; garante a cobertura dos vazios assistenciais, contribui com a difusão tecnológica dos serviços de referência em doação e transplante para outros serviços, e qualifica equipes de profissionais de saúde para atuação no processo de doação e transplantes.

As equipes receberão capacitação teórica e prática. O projeto tem direção geral do médico cardiologista Juan Mejia, coordenador cirúrgico da Unidade de Transplante Cardíaco do Hospital de Messejana, e coordenação pedagógica da fisioterapeuta Socorro Quintino Farias, do Hospital de Messejana, com apoio técnico do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (Nuteds), da Universidade Federal do Ceará. O programa conta também com o apoio da Universidade Estadual do Ceará.

Serviço:

Abertura do Programa de Tutoria em Doação de Órgãos e Transplante Cardíaco do Hospital de Messejana
Data: 4 de dezembro de 2015
Hora: 19h
Local: Comfort Hotel – Rua Frei Mansueto, 160, Meireles

02.12.2015

Assessoria de Comunicação do Hospital de Messejana
Stella Magalhães
(85) 3101-4076

Foto: Acervo / Governo do Ceará

Giselle Dutra
Gestora de Célula/ Secretarias


Coordenadoria de  Imprensa do Governo do Estado do Ceará

Casa Civil