Entusiasmo e clima festivo marcam lançamento do ‘Juventude em Ação’ em Camocim

25 de fevereiro de 2016 - 21:01

Programa de prevenção às drogas chegará a 10 municípios cearenses

 

 

Jovens entusiasmados e com total disposição para participar de todas as ações que envolvem o ‘Juventude em Ação’ prestigiaram o lançamento do novo programa de prevenção às drogas a ser desenvolvido pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) em escolas de ensino médio da rede pública estadual.

Camocim foi a cidade escolhida para o lançamento da iniciativa preventiva, que aconteceu na última quarta-feira (24), na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Monsenhor Expedito da Silveira de Sousa e no Liceu de Camocim Murilo Aguiar. O clima foi de festa nos dois estabelecimentos de ensino. Cerca de 800 alunos das duas unidades serão favorecidos com o ‘Juventude em Ação’. Todos fizeram questão de acompanhar o lançamento em sua escola em clima de plena alegria e participação coletiva.

Rostos pintados e com bandeiras, faixas e cartazes em mão e entoando frases integrativas a cada pronunciamento das autoridades presentes, os estudantes beneficiados com o programa demonstraram todo o seu contentamento com o novo aprendizado, que, para eles, proporciona interação e, ao mesmo tempo, impulsiona a competitividade sadia, além de resultar na conquista de prêmios e reconhecimento no espaço escolar e em suas comunidades.

Ana Paula, Sérgio, João Carlos, Aurélio, Júnior, Carlos, Antônio são alguns dos jovens do ensino médio favorecidos com o Juventude em Ação em Camocim. Eles dispensaram dizer os sobrenomes. “Formamos equipes para dizer não às drogas, crescermos com saúde e ainda sermos multiplicadores das informações sobre prevenção que recebemos”, afirmaram quase em uníssono.

Ambas as cerimônias contaram com a presença da secretária Especial de Politicas sobre Drogas, Mirian Sobreira. A titular da SPD destacou que o Ceará é o primeiro Estado brasileiro a implantar um programa de prevenção às drogas voltado diretamente para jovens do ensino médio. Ela ressaltou o foco da Secretaria nos jovens, lembrando a importância de difundir amplas informações sobre prevenção para afastar as pessoas das substâncias psicotrópicas e vencer o preconceito contra os usuários. Lembrou, ainda, que serão beneficiados estabelecimentos de ensino de 10 localidades do interior do Estado com o ‘Juventude em Ação’.

A prefeita de Camocim, Monica Aguiar, além de outras autoridades municipais, gestores, membros do corpo docente dos estabelecimentos de ensino e lideranças regionais e locais também prestigiaram as cerimônias, destacando a iniciativa da SPD de desenvolver ações de prevenção às drogas focadas nos jovens e alcançando o Interior do Estado.

Monica Aguiar fez questão de enaltecer a parceria da Prefeitura com o Governo do Estado. “A prevenção caminha junto com a educação e a SPD está nos ajudando intensamente a levarmos às nossas crianças e jovens conhecimentos importantes para que se afastem das drogas e busquem uma vida saudável e, como eles mesmos dizem, permaneçam tranquilos e favoráveis”. 
 
CAMOCIM ESCOLA PROFISSIONAL 03O programa Juventude em Ação engloba uma série de ações que incluem, num primeiro momento, a aplicação do jogo ‘Na Trilha da Prevenção’e culmina com a realização de gincana cultural, oficinas de capacitação, rodas de conversa, exposição artística, dentre outras atividades, com direito a troféus e prêmios aos integrantes das equipes vencedoras em cada escola. Numa forma de dinamizar as ações, os estudantes foram divididos em equipes.

Os benefícios do programa serão multiplicados para os demais estabelecimentos de ensino graças à formação de grupos de jovens voluntários, que serão capacitados para a aplicação do jogo ‘Na Trilha da Prevenção’ e seus desdobramentos em outros estabelecimentos de ensino e entre comunidades de zonas urbanas e rurais.

De acordo com a secretária Mirian Sobreira, a expectativa da SPD com a adoção de mais um programa de prevenção às drogas é alcançar a redução ainda mais significativa do número de usuários de substâncias psicotrópicas entre os jovens, bem como fortalecer os laços familiares e comunitários.

O programa Juventude em Ação será desenvolvido em 28 escolas de ensino médio de 10 municípios do Estado, beneficiando mais de 10 mil estudantes e suas famílias e 2.200 participações de lideranças comunitárias. Com a ação dos voluntários, o programa alcançará um total de 198 mil pessoas de diferentes faixas etárias no Ceará em quatro meses de efetivação.

A próxima cidade a receber cerimônias de lançamento do ‘Juventude em Ação’ será Iguatu, na região Centro-Sul do Estado. Os eventos estão programados para a próxima sexta-feira, 26, na EEEP Emmanuel Lucas e na Escola Adauto Bezerra. Os demais municípios favorecidos com a iniciativa da SPD são Juazeiro do Norte, Barbalha, Crateús, Quixeramobim, Tianguá, Sobral, Aracati e Caucaia. As datas de lançamento do programa nas demais cidades serão divulgadas oportunamente.

25.02.2016

Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
Lena Ximenes / 85 98902.7939 / comunicacao@spd.ce.gov.br

Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretaria

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898