CEPacífico: SPD leva programas de prevenção às drogas ao Vicente Pinzon

19 de maio de 2016 - 20:28

Fortalecendo Minha Comunidade e Juventude em Ação beneficiarão mais de quatro mil pessoas da comunidade, entre jovens e adultos

“Para nós do Vicente Pinzon, o Fortalecendo Minha Comunidade é de grande importância, pois proporcionará ocupação e renda para famílias carentes, além de trabalhar também a prevenção às drogas, um problema grave dentro da nossa comunidade”, diz Francisco Márcio Lima Pereira, membro da diretoria da Associação União dos Jovens do Vicente Pinzón (UJVP). Na manhã desta quinta-feira (19), a ONG recebeu materiais para a efetivação de cinco projetos comunitários contemplados no âmbito do Programa Fortalecendo Minha Comunidade (PFMC), desenvolvido pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD).

A solenidade de repasse dos insumos por parte da SPD aconteceu durante o 2º Seminário Territorial do Ceará Pacífico, realizado na Escola Estadual de Ensino Profissionalizante (EEEP) Maria Angela Borges, situada na área denominada Grande Vicente Pinzón. A titular da pasta, Aline Bezerra, comandou a entrega. Foram repassados à UJVP materiais e bens necessários à implementação dos seguintes projetos comunitários: Arte e Costura, Artesanato em Biscuit, Oficina de Pintura em Tecido, Arte em Mimos e Bordadeiras do Mucuripe. Serão formadas oito turmas de beneficiários para cada projeto, totalizando 40 grupos. Cerca de mil pessoas serão beneficiadas.

Durante o evento, a secretária Aline Bezerra destacou a participação da SPD no Pacto por um Ceará Pacífico, que tem a coordenação da vice-governadora Izolda Cela. “Estamos ao lado do governador nessa iniciativa. Teremos a oportunidade de apoiar projetos comunitários, gerando emprego e renda, além de fortalecer a prevenção às drogas”, disse a titular da SPD. 
 

Beneficiária do Projeto Arte e Costura, Edineuza dos Reis Costa prestigiou a solenidade de entrega de insumos. “O PFMC é muito importante para nós. Vamos trabalhar com as famílias para que possam dar um suporte aos filhos. Em toda essa ação, vamos focar também na prevenção às drogas. Esse programa não poderia ter chegado ao Vicente Pinzón em melhor hora. A nossa comunidade está recebendo o merecido valor e reconhecimento”, afirmou Edineuza.

O Fortalecendo Minha Comunidade constitui-se num programa de apoio às ações efetivadas por ONGs, associações e entidades não públicas cearenses que tenham atuação comunitária e desenvolvam atividades na perspectiva da promoção da cidadania, prevenção e cuidado quanto ao uso de drogas. Através do PFMC, a SPD pretende fortalecer os fatores de proteção relacionados ao uso de drogas lícitas e ilícitas, bem como reduzir os fatores de risco, especialmente junto à população jovem.

A participação da SPD no primeiro território do Pacto por um Ceará Pacífico inclui, ainda, a implementação do programa de prevenção às drogas Juventude em Ação, que será desenvolvido, a partir do segundo semestre de 2016, em sete escolas de ensino fundamental e médio da rede pública estadual instaladas no Vicente Pinzon, favorecendo quase três mil estudantes e seus familiares. Os estabelecimentos beneficiados são: EEFM Matias Beck, EEFM Bárbara de Alencar, EEFM Dragão do Mar, EEFM Helenita Mota, EEFM Deputado Manoel Rodrigues, EEEP Maria Ângela da Silva Borges e EEFM General Murilo Borges Moreira.

O Juventude em Ação configura-se como um conjunto de ações que inclui a aplicação do jogo ‘Na Trilha da Prevenção’ e culmina com gincana cultural e exposição artística que tem a prevenção às drogas como foco. O programa envolve, também, a realização de oficinas de capacitação e rodas de conversa entre profissionais de educação, familiares dos alunos e lideranças comunitárias. O objetivo é a diminuição da iniciação e do uso contínuo de drogas lícitas e ilícitas entre os estudantes, além de fortalecer competências, potencialidades e habilidades para a vida, bem como contribuir para a cooperação entre famílias, lideranças comunitárias e escolas na ampliação de vínculos saudáveis e de relações de entre-ajuda.

19.05.2016

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br

Assinatura coornenadoria matérias