HGF realiza campanha de doação de sangue nesta quarta-feira (21)

19 de setembro de 2016 - 17:30

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), ambos da rede pública do Governo do Estado, irá realizar nesta quarta-feira, 21, a partir das 8 horas, a campanha de doação de sangue. O objetivo é incentivar funcionários, acompanhantes, visitantes e doadores voluntários a doarem sangue no hospital e ajudar a salvar vidas. Os participantes também terão a oportunidade de fazer o cadastro para doadores de medula óssea. A unidade móvel do Hemoce estará na entrada principal do hospital, que fica na Rua Ávila Goulart, 900, Papicu.

O HGF é uma das 388 unidades de saúde que recebem bolsas de sangue do Hemoce. É o maior hospital público do Estado e que mais realiza transfusão de sangue. Em média, o hospital realizava 1.500 transfusões por mês, aproximadamente 50 bolsas por dia. Segundo a enfermeira coordenadora da agência transfusional do HGF, Enaile Mororó, devido as campanhas de conscientização sobre o uso racional do sangue, esse número vem diminuindo. “O HGF conseguiu diminuir o número de transfusões. Antes fazíamos 1.500 transfusões por mês, agora nós estamos com 1.200. Pode parecer pouco, mas esses 300 significam muito para a gente”, explica.

A campanha ocorre para melhorar o programa de captação dentro do hospital, com a finalidade de aumentar o estoque do Hemoce que precisa de 250 doações diárias. Como parte das mobilizações, na última quinta-feira, 15, o HGF promoveu uma palestra com a assistente social do Hemoce, Lia Lima, para explicar como funciona a doação de sangue.

Com apenas uma bolsa de sangue é possível salvar de três até quatro vidas já que o sangue doado é dividido em diferentes componentes. Todo o processo de doação leva em média de 40 a 60 minutos. Através da sua doação, estaremos preparados para ajudar a salvar a vida de qualquer pessoa que necessite de uma transfusão de sangue. O doador não precisa ter o mesmo tipo sanguíneo que o paciente.

O que é necessário para doar sangue

Para ser um doador de sangue, é necessário estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos, possuir mais de 50 kg e evitar o consumo de bebidas alcoólicas, alimentos gordurosos e cigarros a 12, três e duas horas da doação, respectivamente. Os menores de idade devem apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal e anexar a cópia de documento oficial com foto do representante legal. O termo de consentimento está disponível no site www.hemoce.ce.gov.br.

Serviço:

Doação de sangue no HGF
Data: 21 de setembro de 2016
Horário: 8 às 17 horas
Local: Hospital Geral de Fortaleza – Rua Ávila Goulart, 900, Papicu.

Assessoria de Comunicação do HGF
Débora Morais
(85) 3101.7086 / 98726.1212
debora.morais@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF

Expediente imprensa2-01