Dia E: 193 mil alunos da rede estadual recebem transporte e apoio durante provas do Enem 2016

4 de novembro de 2016 - 20:03

Depois de preparar mais de 193 mil alunos da rede pública estadual inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), realiza mais uma etapa do Projeto Enem Chego Junto, Chego Bem. Agora vem o “Dia E”, composto por um conjunto de ações que garantirá apoio e transporte aos estudantes de todo o Estado, nos dois dias de provas, 5 e 6 de novembro.

“A prova do Enem é um dia importante em que toda a rede estadual está mobilizada para dar um apoio final a esses alunos”, destaca o secretário da Educação, Idilvan Alencar.

O trabalho relativo à etapa “Dia E” mobiliza Escolas, Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede), Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), famílias, entidades e instituições. Ao longo do ano, a Seduc investiu aproximadamente R$ 7,5 milhões em ações específicas de preparação para o Enem, sendo que cerca de R$ 1,2 milhão foi destinado para assegurar a condução dos alunos nos dias de prova.

Transporte

Na Capital, 41.787 jovens fizeram inscrições para o Enem. Desse total, mais de 25 mil receberão, na própria carteira de estudante, créditos para pagar as passagens dos dois dias de prova. Os demais, por não possuírem o documento, utilizarão o “Passaporte Enem”, um cartão entregue ao aluno, na escola em que estuda, que permitirá o transporte nas datas do Exame. Um total de 2.750 alunos de Caucaia, Maracanaú e Maranguape, devido ao local de prova estar em outro município, também contarão com o mesmo benefício. No Interior, a Seduc destaca a parceria com as Secretarias Municipais de Educação para o transporte dos inscritos nos dias de prova.

Pontos de Apoio

A Seduc terá pontos de apoio, distribuídos em locais estratégicos em todo o Estado, com informações, água, caneta e frutas para os estudantes. Em Fortaleza, por exemplo, haverá um ponto em cada um dos sete terminais de ônibus, bem como nos maiores polos de aplicação de provas.

Enem Chego Junto, Chego Bem

O Projeto tem como finalidade mobilizar e preparar os estudantes para o Exame, com segurança e perspectiva de ingresso no ensino superior. Além do fortalecimento da aprendizagem diária em sala de aula com os professores, a iniciativa promove atividades como Enem não tira Férias, o AoGosto do Aluno e o #FDScurtindoEnem. Há ainda palestras motivacionais, aulas de produção textual, fascículos e corretores de redação, no intuito de melhorar o desempenho dos estudantes.

04.11.2016

Assessoria de Comunicação da Seduc
3101.3972