Experiência de sistematização de informações rurais no Ceará é destaque em fórum internacional

2 de dezembro de 2016 - 19:49

A Secretaria das Cidades está participando do VII Fórum de Rede de Abastecimento de Água na Zona Rural, que acontece do dia 29 de novembro até esta sexta-feira (2). O evento está sendo organizado por diversas instituições internacionais e tem a presença de países de todos os continentes.

Na ocasião, o coordenador de Saneamento da SCidades, Alceu Galvão, apresentou aos presentes a experiência do Sistema de Informação sobre Água e Saneamento Rural (Siasar), que está sendo implantado como projeto piloto no município de Aracati. Durante sua apresentação, ele também abordou quais as medidas estão sendo adotadas para a expansão do sistema nos outros municípios do estado. O Ceará é o primeiro estado brasileiro a implementar o Siasar e a ideia é que sirva de exemplo a ser multiplicado em outros estados do Brasil.

O seminário tem em sua programação apresentações informativas e o compartilhamento de experiências de diferentes países em relação as práticas de saneamento e abastecimento de água. Além disso, tem o objetivo de fomentar discussões sobre como o conhecimento dos direitos humanos pode ser usado com o objetivo de criar um ambiente mais democrático, incluíndo os setores mais marginalizados, em relação ao abastecimento de água e o saneamento no setor rural.

O SIASAR

O Siasar consiste em uma ferramenta de informação básica e atualizada sobre os serviços de saneamento rural de um país, sendo possível, entre outras funcionalidades, o monitoramento da cobertura, qualidade e sustentabilidade do serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário da região, o registro do desempenho dos prestadores de assistência técnica e a transferência de dados estatísticos, cruzando base de dados setoriais. A ferramenta, financiada pelo Banco Mundial, já é utilizada por outros países da América Latina como Costa Rica, Honduras e Peru.

02.12.2016

Assessoria de Comunicação da Secretaria das Cidades
Sabrina Lemos – (85) 3207.5249 ou 98603.0556  ( sabrina.lemos@cidades.ce.gov.br )