Albert Sabin realiza sonho ao inaugurar espaço recreativo para pacientes

23 de dezembro de 2016 - 15:43

O local, que levou apenas 36 dias para ficar pronto, será utilizado no tratamento de crianças que estão internadas

 

Funcionários e pacientes do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), da rede de saúde do Governo do Ceará, viram “um sonho se tornar realidade” na manhã desta sexta-feira (23) ao inaugurar a nova Cidade da Criança. O espaço, que levou apenas 36 dias para ficar pronto, será utilizado na recreação terapêutica das crianças.

“Agora temos uma Cidade da Criança arejada, localizada bem no centro do hospital, próxima aos leitos de internação. As crianças vão poder se deslocar com mais facilidade e aqui vão conviver e aprender juntas. É uma dádiva para nós, terapeutas, que realizamos esse trabalho diariamente, é um sonho mesmo”, disse a coordenadora do projeto, Izabel Cristina Batista Chagas.

Um sonho que pode contar com a contribuição direta do Projeto Mais Infância Ceará e do Grupo M.Dias Branco. Estimada em aproximadamente R$ 140 mil, a obra foi financiada pelo grupo empresarial M.Dias Branco a convite da primeira-dama do estado, Onélia Leite Santana, autora do projeto Mais Infância Ceará. “E nós agradecemos o convite. A família Dias Branco aceitou de imediato participar. É algo tão simples e, ao mesmo tempo, tão importante”, afirmou o Diretor Vice-Presidente de Investimentos e Controladoria, Geraldo Luciano.


Interação

A primeira-dama do estado, Onélia Leite, e o secretário de saúde, Henrique Javi, estiveram presentes, elogiaram a iniciativa e esperam ver o crescimento do trabalho. “As crianças passam por dificuldades, por traumas numa hospitalização. É importante a interação, a socialização, aqui elas vão poder se desenvolver”, destacou a primeira-dama. “O Albert Sabin, mais uma vez, é um espelho para muitas instituições do Ceará e do Brasil”, afirmou o secretário.

Trata-se de um espaço para que crianças e adolescentes possam brincar. “Brincar faz parte do tratamento da criança. Ajuda na reabilitação da mesma, pois melhora o seu sistema imunológico e melhora seu lado social. Não à toa, ‘o brincar’ para a criança hospitalizada é respaldado por leis federais”, explicou a diretora geral do Albert Sabin Marfisa de Melo Portela, durante discurso de inauguração. “Então este é o melhor presente de Natal que poderíamos receber”, completou a diretora.


A nova Cidade da Criança

O projeto, iniciado em 1998, estimula as crianças internadas no Albert Sabin a sorrirem e a exercerem a própria cidadania. Equipado como uma cidade em miniatura, a Cidade da Criança tem a Casinha de Brinquedos Renato Aragão que funcionará como uma brinquedoteca; o Teatro Dora Andrade, para que possam ensaiar a presentar suas próprias peças; a Escola e Biblioteca Raquel de Queiroz, onde serão professores e alunos; e um salão de beleza cujos serviços serão oferecidos por voluntários, com o auxílio das crianças.

23.12.2016

Diana Vasconcelos
Assessora de Comunicação do Hias
(85) 3256-1574
imprensa@hias.ce.gov.br
t: albertsabince
f: albertsabince

Expediente imprensa 05dez 2016-01