Diabetes: mutirão de exame ocular acontece nesta quarta-feira, dia 14

12 de novembro de 2018 - 17:50 # # # #

Assessoria de Comunicação do CIDH - Suzana Mont'Alverne

O Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH), do Governo do Ceará, inicia uma série de atividades nesta quarta-feira, 14 de novembro, Dia Mundial do Diabetes. As ações têm foco no bem-estar, na prevenção e no controle do diabetes. A abertura será com o “Mutirão do Olho”, para mapeamento e rastreamento de doenças oculares nas pessoas portadoras de diabetes, a partir das 7 horas. Serão distribuídas 100 senhas para a realização do exame no CIDH. O cuidado com a beleza também fará parte da programação. Corte de cabelo e maquiagem serão ofertados aos pacientes durante a manhã.

O pé diabético está entre as complicações mais frequentes causadas pelo diabetes mal controlado. E também ganha espaço na programação. A ação “Pegando no Pé”, acontecerá no sábado, 24 de novembro, a partir das 8 horas. Trabalhando em estações, profissionais da fisioterapia e ortopedia farão avaliações físicas funcionais, que analisam o comprometimento ósseo e articular dos pés dos pacientes. Os participantes terão ainda uma oficina sobre os cuidados com os pés e uso de calçados adequados.

A educação é um dos pontos mais importantes no tratamento e controle do diabetes. E para o encerramento das atividades, as equipes multidisciplinares da Sociedade Brasileira de Diabetes Regional Ceará e do CIDH realizarão no dia 30 de novembro, sexta-feira, a partir das 8 horas, palestras educacionais. Os participantes receberão orientações sobre os cuidados com a alimentação; a importância da monitoração da glicemia, hipoglicemia e hiperglicemia; cuidados com os pés e saúde bucal, assim como a administração dos medicamentos.

Referência

O Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão é referência no atendimento a pessoas com diabetes e hipertensão arterial e atualmente acompanha 24.213 pessoas. Para a primeira consulta no CIDH, o paciente é encaminhado pelas Unidades Básicas de Saúde dos municípios. Inicialmente, é atendido pelo setor de enfermagem, onde é avaliado seu histórico, além da aferição da pressão arterial, medição de altura e peso, verificação da glicemia capilar e logo é encaminhado para o médico.

A depender da complicação que este paciente apresenta, ele poderá ser visto pelo clínico ou pelo especialista (cardiologista, nefrologista, vascular, neurologista, oftalmologista). Também será encaminhado ao nutricionista, para orientações sobre os hábitos alimentares, e ao fisioterapeuta, caso haja necessidade. Os pacientes também são atendidos na atenção primária, visto que a consulta no CIDH é complementar ao tratamento na atenção primária em saúde. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas.

Serviço:

Mutirão do Olho
Dia: 14 de novembro (quarta-feira)
Hora: 7 horas
Local: CIDH – Rua Silva Paulet, 2406, Aldeota – Fortaleza, CE
Informações: (85) 3101-1544