Ceará Credi

 

Atualizado 17 de maio de 2022

 

O Programa de Microcrédito Produtivo Orientado do Governo do Ceará (Ceará Credi), em 10 meses de operação, o já financiou mais de 26 mil micro e pequenos empreendedores. Ao todo, já foram liberados mais de R$ 70 milhões em créditos. Desse valor, mais de 75% foram destinados para o fortalecimento de atividades já existentes e 25% para novos negócios – público que encontra maior dificuldade na obtenção de crédito.
 
Entre os marcos alcançados pelo programa em seu primeiro ano de operação, está a ampliação das linhas de crédito voltadas para cooperativas da agricultura familiar e economia solidária do Estado. Além disso, empreendedores de 80 municípios cearenses passam a contar com um importante reforço que irá facilitar o acesso aos benefícios ofertados pelo programa de microcrédito. São as novas unidades de atendimento que iniciam suas atividades neste mês de maio nas cidades que aderiram ao chamamento público realizado pela Adece no início do ano.
 
Atualmente, o Programa conta com uma estrutura composta por 110 agentes, 11 assistentes administrativos e 11 supervisores. São colaboradores que estão atuando em 11 regiões do Ceará, nos 184 municípios do Estado.
 
Uma das principais características do programa é a inclusão produtiva e financeira de mulheres e de pessoas em situação de vulnerabilidade no Estado. Atualmente, 40% das mulheres que acessaram ao crédito são chefes de família. Também foram financiados empréstimos para Pessoas com Deficiência (PCD), mulheres vítimas de violência e egressos do Sistema Prisional.
 

Capacitação

 
O Programa Ceará Credi disponibiliza de plataforma virtual de capacitação empreendedora e educação financeira para seus clientes. Em oito meses de funcionamento, 7.854 empreendedores foram capacitados nos seguintes cursos: Ajudando você a pensar no seu negócio, Prepare-se para conseguir o crédito, Marketing digital, Formalização e Como cuidar do dinheiro do seu negócio.