Medalha Ivens Dias Branco: Palácio da Abolição recebe cerimônia em homenagem a José Dias Macêdo

3 de agosto de 2017 - 10:48 # # # #

Ana Beatriz Sugette - Assessora de Imprensa - Adece - (85) 3457.3330 / (85) 98878.2018
Paola Vasconcelos - Assessora de Imprensa - SDE - (85) 3444.2939 / (85) 99969.7075
Foto - Arquivo Pessoal

As iniciativas empresariais com relevância em prol do desenvolvimento econômico e social do Estado serão reconhecidas pelo Governo do Ceará na noite desta quinta-feira (3), no Palácio da Abolição. Na ocasião, o governador Camilo Santana concederá a primeira Medalha Ivens Dias Branco ao empresário José Dias Macêdo.

Instituída em 5 de agosto de 2016 pelo decreto nº 32.007, a comenda homenageará, em sua primeira edição, dois grandes notáveis líderes empresariais e protagonistas da transformação econômica cearense. Além do industrial que leva o nome da medalha, o empreendedor José Dias Macêdo será o agraciado precursor.

“Ivens Dias Branco foi um dos mais notáveis empresários da história do Ceará. Ao longo de sua trajetória, foi responsável por construir um grupo empresarial sólido e muito importante para o nosso Estado. Portanto, nada mais justo do que criarmos uma comenda para homenagear quem tanto contribuiu para o desenvolvimento econômico do Ceará”, citou o governador Camilo Santana, que também enalteceu a trajetória do homenageado da noite. “Ninguém é tão merecedor de ser o primeiro a receber esta honraria. José Dias Macedo é um ícone de uma geração de empresários que ajudaram a desenvolver a indústria em toda a Região Nordeste”.

A escolha do primeiro homenageado da comenda se deu após uma votação entre os integrantes das câmaras setoriais representantes do setor produtivo cearense. Ao todo, o Ceará possui 23 câmaras setoriais e duas temáticas no âmbito da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (SDE).

“Ter o nome do industrial cearense Ivens Dias Branco batizando a medalha é muito simbólico, uma vez que a sua personalidade e legado representam um dos melhores exemplos cearenses de empreendedorismo, trabalho e êxito. Nessa primeira edição, temos a honra de homenagear o fundador do Grupo J.Macêdo, José Dias de Macêdo, que é um exemplo de todas essas virtudes para os cearenses. Portanto, é uma homenagem dupla ao legado de dois empresários que contribuíram não só para o desenvolvimento econômico e social do Ceará, mas do País”, ressalta o titular da SDE, Cesar Ribeiro.

Para a presidente da Adece, Nicolle Barbosa, os homenageados são responsáveis por levar o nome do Ceará para todo o País. “De um lado, temos o visionário José Dias Macêdo e um legado que vai além dos três mil funcionários empregados atualmente no grupo J. Macêdo. Do outro, um dos mais bem sucedidos empresários do Brasil, Ivens Dias Branco, que nos enche de orgulho com a M. Dias Branco, maior indústria de massas e biscoitos da América Latina. São dois exemplos de empreendedorismo, amor ao trabalho e geração de oportunidades. São duas histórias de vida que transmitem a imagem do cearense forte e obstinado a vencer com sucesso”, destaca.

 

História de José Dias Macêdo

Em 1939 o empresário iniciou suas atividades em uma representação comercial em Fortaleza, no Ceará, oferecendo uma variedade de produtos tradicionais, como manteiga mineira. No ano de 1947, José Macêdo associou-se aos dois irmãos e passou a representar a marca Jeep com exclusividade no Estado, além das marcas Mercedes Benz, Ford e Toyota pelo Nordeste.

Foi no ano de 1952 que iniciou sua experiência profissional nos Estados Unidos, obtendo a licença de importação de farinha de trigo. Posteriormente, abriu a primeira indústria, o Moinho Fortaleza, em 1954, onde ele e os irmãos passaram a processar a própria farinha. A expansão industrial ocorreu em 1960, após a compra de outros moinhos espalhados pelo país, como o de Alagoas, Bahia e Rio de Janeiro. A produção de trigo cresceu consideravelmente em 1980, ano em que diversas marcas regionais foram substituídas por uma única marca de alcance nacional: Dona Benta. Nesta mesma época foi implantado o Centro de Treinamento em Panificação José Dias Macêdo (Cetrem). Por fim, em 2015, o empresário consolida centros de formação educacional, cultural e de liderança para funcionários do grupo alimentício: a Academia Corporativa da J. Macêdo.

Serviço
Cerimônia de Entrega da Medalha Ivens Dias Branco
Data: 03.08.2017 (hoje)
Horário: 19 horas
Local: Palácio da Abolição (Rua Silva Paulet, 400, Meireles)