Políticas sobre drogas: SPD visita Sertão de Crateús

2 de outubro de 2017 - 17:36 # # #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação da SPD
(85) 3238.5090 / 99910.3443
comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) visita, nesta terça-feira (3) e na quarta-feira (4), três municípios da macrorregião cearense Sertão de Crateús. As assessoras técnicas Cléo Félix e Andressa Melo estarão em Santa Quitéria, Tamboril e Catunda.

A programação nas três localidades inclui encontros com gestores municipais e profissionais da Saúde, Assistência Social e Educação, além de pessoas que atuam na área da prevenção às drogas. Em Santa Quitéria e Catunda, a ideia é fomentar a criação do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Compod). Em Tamboril, o objetivo é fortalecer do colegiado já existente e alinhar fluxos.

Os encontros em Santa Quitéria e Tamboril acontecerão na terça-feira, 3, no Auditório Monsenhor Luis Ximenes e na Secretaria de Ação Social, às 9 e às 14 horas, respectivamente. Em Catunda, a reunião será na Casa dos Conselhos, a partir das 9 horas da quarta-feira, 4.

Desde a sua implantação, em 2015, a SPD contabiliza a formação de 25 Compods. Atualmente, o Ceará dispõe de 94 conselhos. A ideia é de que sejam implantados colegiados em todos os 184 municípios do Estado.

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra Câncio, destaca que a criação e fortalecimento dos Compods nos municípios cearenses amplia a interiorização das ações da SPD, além de reforçar as discussões sobre a temática das drogas, com a participação do conjunto da sociedade na construção de soluções.

Os Compods contam com a participação de representantes dos governos locais e da sociedade em geral. Os membros realizam reuniões periódicas, atuando como instância de assessoramento às administrações municipais em ações referentes às políticas sobre drogas.

Para mais informações sobre a criação do Compod no município, os interessados devem entrar em contato com a Coordenadoria de Interlocução Interinstitucional (Cointer) da SPD pelo telefone (85) 3238-5482.