SPD capacita novo grupo de dependentes químicos para o mercado de trabalho

23 de outubro de 2017 # # # #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação da SPD
fernando.brito@spd.ce.gov.br
(85) 3238.5090 / 99910.3443

Formação gratuita é viabilizada em parceria com a STDS

Formação gratuita é viabilizada em parceria com a STDS

“A capacitação foi muito proveitosa, principalmente para a minha recuperação, meu desenvolvimento pessoal, minha autoestima”, disse Cirley Silva. O jovem e outros 17 acolhidos na Comunidade Terapêutica (CT) Nova Vida receberam, na manhã desta segunda-feira, 23, o certificado de conclusão do curso gratuito de cabeleireiro / barbeiro.

O acolhido Maikon Gomes também recebeu o certificado. “Agora, vou concluir meu tratamento da dependência química e retomar minha vida lá fora com uma profissão. Agora, tenho uma perspectiva no mercado de trabalho e não vou perder essa chance”.

A capacitação na CT Nova Vida, localizada no município do Eusébio, foi proporcionada pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) do governo do Estado no âmbito do Programa Criando Oportunidades. A duração do curso foi de 100 horas/aula. Os participantes tiveram frequência de 100%.

A acolhida Bruna Menezes garante que se identificou com o curso e pretende atuar na área, seja num salão ou por conta própria, dando um novo rumo para a sua vida ao concluir o tratamento da dependência. Já Francisco Elwis promete abraçar a profissão que aprendeu com toda garra, deixando para trás o que viveu por conta do envolvimento com as drogas.

No momento da entrega dos certificados aos formandos, não faltou alegria. O grupo Sons da Vila, de Aquiraz, animou o ambiente. Todos os concludentes ganharam palmas e parabéns. Para a maioria dos alunos foi o primeiro certificado conquistado em toda a vida. Antes, não tinham nenhuma formação para o mercado de trabalho.

O evento contou com a presença do secretário Especial Adjunto de Políticas sobre Drogas, Cláudio Saraiva, que coordenou a entrega dos certificados. O gestor destacou o interesse dos acolhidos em aprender um ofício e vislumbrar um novo caminho para a vida. “Vocês estão resgatando a dignidade. Esse é um passo importante para a retomada da vida normal, sem a influência das drogas”, ressaltou o gestor.

O secretário Adjunto da STDS, Herman Normando, também prestigou a solenidade. Falando aos concludentes, ele lembrou o efeito ilusório provocado pelas drogas e destacou sua alegria ao observar que os acolhidos escolheram o caminho da recuperação.

Ainda no evento, quatro dos concludentes foram sorteados com kit contendo artigos de grande valia para que possam dar os primeiros passos no ofício aprendido na CT.

Também prestigiaram a entrega dos certificados, os assessores da SPD, Alaíde Pontes Rosado e Carlos Júnior; e a assistente administrativa da STDS, Lilian Louvier, além da presidente da CT e do diretor da instituição, Antônia Gonçalves Pereira e Acelino Braga de Castro, respectivamente.

A parceria da SPD com a STDS para a oferta de cursos profissionalizantes gratuitos foi iniciada em 2015. Este ano, estão sendo disponibilizadas 160 vagas para acolhidos em oito CTs que prestam serviços à SPD. Uma articulação da Secretaria com o Sistema Nacional de Emprego / Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine / IDT) facilita a inserção dos novos profissionais no cadastro de empregos e geração de renda.